Braga Romana

Tome nota

O evento “Braga Romana” acontece em 2 horas

Entre 22 e 26 de maio, o centro histórico de Braga volta a transformar-se num verdadeiro portal do tempo, transportando-nos até à Opulenta e Eterna Cidade, enobrecida com título do imperador, Bracara Augusta.

Na sua XX edição apresenta-se como uma ação cultural de significativo envolvimento comunitário, colocando à disposição do grande público oportunidades para um contacto mais efetivo com a memória da civilização romana no território bracarense.

A Braga Romana faz parte da estratégia de preservação da memória e partilha do conhecimento sobre o legado de Bracara Augusta.

Ao longo dos cinco dias, será recriado todo o bulício das urbes romanas, envolvendo e contagiando todos num ambiente mágico e misterioso, guiando os visitantes pelas ruas, praças e monumentos, autênticos guardiões do tempo e do legado histórico dos antepassados.

Por todo o lado, haverá marcas do quotidiano da antiga cidade, com os ofícios, o mercado, o cortejo, as encenações, o teatro, a música e as danças a servirem de elo de ligação com o passado, o presente e o futuro.

Em 2024, a Braga Romana presta homenagem a Nábia, a Fortuna de Bracara. Deusa Suprema das águas férteis, Nábia é soberana das terras da Galécia e tutela com imponência um dos seus povos mais amados, os Brácaros.

Das ruínas do Teatro Romano no Alto da Cividade, sobreleva-se “Anfitrião”, pela Companhia de Teatro de Braga, uma comédia clássica, aparentemente de enganos para os tempos em que vivemos.

Celebrar a XX edição da Braga Romana é assumir que o evento ilustra a relação entre a cidade e o seu passado e como se relaciona com ele, através do conhecimento aprofundado deste período áureo e suas dinâmicas associadas. “Tempus Fugit” é o mote para um ciclo de conferências que propõe uma imersão na opulenta Bracara Augusta.

Deixe-se envolver por este encontro com o passado, revisite os sítios arqueológicos, percorra a cidade em tons púrpura, ative os sentidos e sinta os cheiros, os sabores, escute os sons, a música e apaixone-se pelas danças inebriantes e reconheça-se nas tragédias e comédias do teatro clássico.

Há tanto para conhecer e reviver!

Sobre o evento Braga Romana

O Evento “Braga Romana”, tem o propósito de comemorar os primeiros tempos de vida daquela que foi a Opulenta Cidade Bracara de Augustus.

Terminadas as Guerras Cantábricas que puseram fim à conquista da Península Ibérica, e instalada a pax romana, o Imperador Romano César Augusto funda três cidades no Noroeste da Hispânia, Bracara Augusta, Lucus Augusti e Asturica Augusta.

Bracara Augusta terá sido presumivelmente fundada entre os anos 16/15 a.c. na região dos Bracari, situada entre os rios Lima e Ave.

A nova Cidade Imperial deve o seu nome de BRACARA ao povo indígena que ocupava o território, e o epíteto de AUGUSTA, em homenagem ao Imperador que a fundou, tendo sido sede do Conventus Bracarensis, inserido na provincia Tarraconense.

Ao longo dos séculos, Bracara Augusta vai ganhando preponderância, chegando mesmo no século IV, com o Imperador Diocleciano, a Capital da nova província da Galécia.
Como cidade imperial, desenvolveu gradualmente importantes funções comerciais, juridicas, religiosas, politicas e administrativas, propiciando o aparecimento de variados espaços públicos de caracter lúdico.

Neste sentido, a “Braga Romana” pretende recriar o universo romano, em particular o quotidiano dos denominados Bracaraugustanos.

NASCEU “AUGUSTA” PARA ETERNIDADE!

Bracara de sangue, elevou-se magnifica sob o olhar terreno de um império que a proclamou Augusta, como que se obra divina se tratasse.

Obviamente falamos da soberana das terras da “Callaecia”, a Opulenta e Eterna Cidade de Bracara Augusta! A nossa Cidade!

Imponente, enobreceu-nos com as devidas honras e direitos ao título de cidadão Bracaraugustano, que com ela, nos dignifica há mais de 2000 mil anos.
Revivemos todos os anos na “Braga Romana”… um pouco do todo que foi e é a sua Augusta marca de nascença, onde aprendemos, revisitamos, desfrutamos, choramos e rimos e com ela marcamos cada vez mais o seu relevante peso nos anais da história.

Um verdadeiro BRACARAUGUSTANO, terá sempre sangue Brácaro a correr nas suas veias, e Augusto berço na sua nascença!

Programação

Descubra o quotidiano da antiga cidade romana de Bracara Augusta, experimente e interaja com diferentes ofícios e tradições, mergulhe de forma autêntica na riqueza cultural da cidade e leve consigo memórias e experiências inesquecíveis.

Locus Ludorum (Jogos Romanos) | Termas Romanas do Alto da Cividade

Viva a experiência de ser um verdadeiro romano! Embarque numa aventura de jogos históricos que irão transportá-lo para o mundo antigo de Bracara Augusta. Aprimore a sua estratégia, teste a sua agilidade e desafie os seus amigos para uma competição. Com jogos adequados a todas as idades, a diversão está garantida enquanto aprendem sobre a cultura e os costumes da Roma Antiga. Não perca esta oportunidade de se divertir na Braga Romana!

Horário:
22 a 26 de maio | 10h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00 

Lyceum Romanum (Área Pedagógica) | Seminário de Santiago

Recriado na área do “Peristylum” da Domus do Seminário de Santiago, este Lyceus Romanus oferece aos visitantes um espaço destinado a várias formas de pedagogia! Podem aprender, à boa maneira romana, a língua latina, participar em oficinas de arqueologia e conhecer diferentes artes e ofícios da época.

LINGUAE LATINAE SCHOLA – OFICINA DE LÍNGUA LATINA
23 e 24 de maio | 10h00 – Público escolar
25 e 26 de maio | 11h00 – Público geral 

ARS SCRIBENDI – OFICINA DE ESCRITA CURSIVA
22, 23 e 24 de maio | 14h30 – Público escolar
25 e 26 de maio | 16h00 – Público geral 

Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas (1º e 2º ciclo). | Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação.
Nota: durante o evento o Seminário de Santiago estará aberto exclusivamente para os participantes das atividades. 

Locus Artium et Officiorum (Escola de Artes e Ofícios) | Largo de S. Tiago

A educação foi e é sem dúvida a base da sociedade de grandes civilizações. As “escolas” de artes e ofícios nas cidades do Império Romano, raramente obedeciam a um edifício específico. Os visitantes de Bracara Augusta encontrarão a recriação de uma escola onde podem aprender e experienciar diferentes ofícios e saberes do quotidiano romano.

Horário:
22 a 26 de maio | 10h00 às 20h30

ORBIS BRACARAUGUSTANUS – VIDA E SOCIEDADE BRACARAUGUSTANA

22, 23 e 24 de maio | 10h00 e 14h00 – Público escolar
25 e 26 de maio | 10h00 e 14h00 – Público geral

OFFICINA FABRICANDI PERSONAS GRAECOROMANAS – OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE MÁSCARAS GRECO-ROMANAS

22 de maio | 15h00 – Público escolar
23 a 24 de maio | 10h30 e 15h00 – Público escolar
25 e 26 de maio | 11h30 e 15h30 – Público geral

BRACARA AUGUSTA FICTILIS– OFICINA DE CERÂMICA
22 a 26 de maio | 16h30 às 20h30 – Público geral

CENTURIUM® MMXXIV – JOGOS DE TABULEIRO
25 e 26 de maio | 10h30 e 17h00 – Público geral

Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas (Pré-escolar, 1º e 2º ciclo).
Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação.

Bibliotheca  (Biblioteca) | Biblioteca Lúcio Craveiro

Centros de conhecimento e cultura, as bibliotecas nutriam um papel mais importante do que apenas um local de resguardo e armazenamento dos rolos de papiros, pergaminhos e livros da época, permitindo o desenvolvimento e preservação de sabedoria dos que visitavam o espaço. Inspire-se com a programação das atividades da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e descubra o mundo de conhecimento e experiências enriquecedoras da época romana.

ITINERARIUM BRACARENSE – VISITAS GUIADAS AO PATRIMÓNIO LATINO
18 de maio | 11h00 às 12h30 – Público geral: mínimo de 5 participantes por visita
Inscrições: acesso gratuito através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência; M/10 anos

O MENINO ROMANO E OUTRAS HISTÓRIAS EM LATIM – HORA DO CONTO
21 de maio | 10h00 – Público escolar: 3º e 4º ano; Máximo de 1 turma por inscrição.
Inscrições gratuitas para escolas através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência.

CARRETA DAS LENDAS – FÁBULAS
22, 23 e 24 de maio | 10h00; 11h00; 14h30; 16h00 – Público escolar
25 e 26 de maio | 10h00; 11h00; 14h30; 16h00 – Público geral
Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas. | Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação. | Nota: Os espetáculos durante a semana estão reservados, prioritariamente, para o público escolar.

NO PÉRIPLO LIVRESCO SOBRE BRACARA AUGUSTA: UMA HISTÓRIA DE 2.000 ANOS – EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA
20 a 26 de maio

Nesta exposição encontramos obras que versam géneros distintos como a poesia, a comédia, a tragédia, a sátira, a história, e a retórica. Do latim antigo chegaram até nós por exemplo peças de autores como Plauto (cerca de 230 a.C. – 180 a.C.) – O Soldado Fanfarrão (uma das suas peças de teatro, por exemplo), Terêncio (ca. 195 a.C.-185 a.C. — ca. 159 a.C.) – O homem que se puniu a si mesmo (peça de teatro), Vitrúvio – Tratado de Arquitetura, ou Plínio, o Velho – na sua magnífica obra História Natural.

Bestiarum Locus (Exposição e Demonstrações de Cetraria, Cavalos) | Largo Paulo Orósio

A admiração, o respeito e tratamento nutrido por determinados animais era muito importante no seio da civilização romana, chegando mesmo a usá-los como figura principal das insígnias de poder civil e militar, como é o caso da águia de Júpiter. Eram também muito apreciados no plano religioso e da adivinhação bem como na sua ostentação.

Neste espaço recriado para si, inserido na área do acampamento legionário (Castra VI Victrix), poderá apreciar a arte de cuidar, treinar para a caça, a demonstração de voos e a beleza de equídeos que farão pomposos circuitos pelo mercado.

Horário:
22 a 26 de maio | 10h00 às 22h00 

Vicus Bracarus (Aldeamento Brácaro) | Largo Paulo Orósio – Capela de S. Sebastião

Evocando uma convivência pacífica entre Brácaros e os Bracaraugustanos, a Braga Romana – Reviver Bracara Augusta 2023, dedica uma das suas áreas à recriação de um Aldeamento Brácaro. Neste espaço, poderemos apreciar um modus vivendi característico dos Bracari / Gallaeci, povo pré-romano que habitava a região. As suas casas, a sua comida, o curandeiro que trata das suas maleitas com a proteção dos seus deuses, o armamento dos seus guerreiros galaicos e os seus ofícios de ferraria, tecelagem e tinturaria.

Horário:
22 a 26 de maio | 10h00 às 22h00

VISITAS GUIADAS AO ALDEAMENTO BRACARO
22 a 24 de maio | 10h30 e 15h00 – Público escolar
25 e 26 de maio | 11h00 e 16h00 – Público geral

OFFICINA ARTIS COQUINANDI MORE ROMANO – OFICINA DE COZINHA ROMANA
25 de maio | 10h30 e 17h00

Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas (1º e 2º ciclo) | Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação.

Castra Leg. VI Victrix (Acampamento Militar) | Largo Paulo Orósio

Conheça o quotidiano de um legionário na “Legio VI Victrix”, legião presente no Noroeste Peninsular no tempo do César Augusto, dinamizado pela Equipa Espiral. Neste local, o visitante pode ser recebido nos aposentos do General Agrippa e descobrir mais sobre indumentárias, construção de armamento, prática de exercícios e técnicas de combate.

Horário:
22 a 26 de maio | 10h00 às 22h00

VISITAS GUIADAS AO ACAMPAMENTO MILITAR
22 de maio | 15h30 
23 e 24 de maio | 11h00 e 15h30
25 de maio | 11h00 (visita adaptada) e 15h30

PRANDIUM LEGIONIS VI VITRICIS – ALMOÇO DA LEGIÃO VI VICTRIX
25 de maio | 12h30

Ars Monetae (Cunhagem de Moeda) | Rossio da Sé

A circulação monetária entra definitivamente no quotidiano dos Brácaros e de todo o noroeste peninsular, quando sob o império romano emerge a cidade de Bracara Augusta. Neste espaço pode apreciar a cunhagem de uma moeda caraterística, conhecida atualmente por moeda de “caetra” que nos remete para os primórdios da cidade, onde no verso apresenta uma esfinge romana como forma de propaganda política, no anverso apresenta o desenho de um “caetra” típico dos escudos dos guerreiros galaicos, simbolizando uma assimilação cultural e a dita “Pax Romana”. Introduzidas através das legiões, nos primórdios de Bracara Augusta, são o primeiro exemplo de cunhagem no Noroeste, a circular pelos habitantes já súbditos de Roma e Augusto. 

Domus Ciborum (Áreas de Alimentação)

latea Apicii – Praça do Apício | Largo das Carvalheiras
Platea Gari – Praça do Garum | Largo de S. Paulo

Nas tabernae os visitantes podem deliciar-se com os mais simples petiscos ou os mais ricos e elaborados pratos de inspiração ou receita romana recriada a partir da mais nobre fonte: De Re Coquinaria, escrita por Marco Gávio Apício.

Horário:
22 e 23 de maio | 11h00 às 24h00
24 e 25 de maio | 11h00 às 01h00
26 de maio | 11h00 às 22h00 

Spatium Ludicum (Espaço Lúdico) | Museu Pio XII

Entrando no Museu Pio XII, na Sala de Pedra, os visitantes mais jovens e família, encontrarão a recriação de um Spatium Ludicum, onde diariamente é surpreendido com um espetáculo de fábulas da antiguidade clássica e um workshop de instrumentos musicais, transportando, os participantes para o passado, através dos sons e da experimentação, esta atividade visa o enriquecimento histórico-cultural e a exploração de paisagens sonoras e das sensações invocadas pela música da Antiguidade Clássica.

SONI ANTIQVI – WORKSHOP DE INSTRUMENTOS
22, 23 e 24 de maio | 11h00 e 15h30 – Público escolar
25 e 26 | 10h30 e 16h00 – Público geral

FABULAE BESTIARUM – FÁBULAS DA ANTIGUIDADE
22 de maio | 14h30 – Público escolar
23 e 24 de maio | 10h15 e 14h30 – Público escolar
25 e 26 de maio | 11h30 e 15h00 – Público geral

Inscrições Público Escolar: através de formulário próprio enviado para as escolas (Maiores de 5 anos ao 2º ciclo). | Inscrições Público Geral: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação.

 

Cartaz "Braga Romana"

Braga Romana, próximas datas:

De Quarta-feira, 22 de Maio de 2024
até Domingo, 26 de Maio de 2024

As datas e horários apresentados podem sofrer alterações sem aviso prévio

É já este fim de semana

Sábado e domingo há muito o que fazer e visitar! Confira os eventos agendados para este fim de semana

Espetáculos

  • Distrito de Lisboa
  • | Concelho: Lisboa
24
Mai

Feiras e Mercados

  • Distrito de Lisboa
  • | Concelho: Lisboa
25
Mai

Festas e Festivais

  • Distrito de Lisboa
  • | Concelho: Lisboa
25
Mai

Visitas Temáticas

  • Distrito de Lisboa
  • | Concelho: Lisboa
23
Mai

Festas e Festivais

  • Distrito de Setúbal
  • | Concelho: Montijo
23
Mai

Festas e Festivais

  • Distrito de Setúbal
  • | Concelho: Setúbal
23
Mai