Liberdade! Liberdade! A Revolução no Teatro

Tome nota

 

O evento “Liberdade! Liberdade! A Revolução no Teatro” já ocorreu.

 

Expirado

Liberdade! Liberdade! estreou no Teatro Villaret, em Lisboa, pouco mais de quatro meses depois do 25 de Abril. A peça, uma colagem de textos e canções sobre a defesa da liberdade, era uma adaptação de um original brasileiro, de 1965, que circulou pela América do Sul com enorme sucesso.

Esta exposição, que lhe toma o título e o propósito celebratório, centra-se no decénio compreendido entre 1972 e 1982, altura em que, no meio teatral português, se assistia a um dinamismo crescente de tentativas de aproximação às modernas práticas do teatro ocidental. Desde os primeiros espetáculos de rutura, ainda testando os limites da censura, até à revisão constitucional de 1982 – que encerra formalmente o período revolucionário – o teatro foi um meio ativo de expressão de ideias e críticas sociais, procurando envolver os portugueses e estimular a sua consciência cívica. Funcionou, por isso, também, como uma ferramenta educativa na divulgação dos valores democráticos.

Perante a variada e prolífera produção artística desse período, a exposição destaca algumas companhias e propostas, profissionais e amadoras, que foram surgindo em todo o país. Com a Revolução, caem definitivamente as fronteiras geográficas, temáticas e de públicos do teatro. Das reações imediatas do teatro de Revista, ao inevitável Bertolt Brecht, a Democracia permitiu a experimentação estética, renovando a relação entre o teatro e a sua audiência.

Organizada pelo Museu Nacional do Teatro e da Dança, com curadoria de Nuno Costa Moura, esta exposição, informativa e acessível para todas as gerações, inaugura no 41.º Festival de Almada. Meio século depois da chegada da Liberdade, as histórias do teatro irão circular, adicionalmente, pelo país, mostrando como nos palcos também se fez o 25 de Abril.

Liberdade! Liberdade! A Revolução no Teatro, próximas datas

O evento “Liberdade! Liberdade! A Revolução no Teatro” já ocorreu.

As datas e horários apresentados podem sofrer alterações sem aviso prévio

Liberdade! Liberdade! A Revolução no Teatro, localização

Exposições

Não há resultados que correspondem à sua pesquisa.

Reiniciar

Exposições:
Ver todos os eventos

Veja a agenda completa das Exposições