Festas das Cruzes
- Distrito de Braga
- | Concelho: Barcelos
No início de maio, a Festa das Cruzes de Barcelos é a primeira grande romaria do Alto Minho no calendário anual.
Barcelos enche-se de alegria no ar, nos gestos e nas vozes, nas danças e nos cantares, nas voltas do vira, da chula e do malhão. Um mergulho na história, nas tradições, nos usos e costumes do Minho. A cidade acorda ao som de foguetes, zabumbas e gaitas de foles e prepara-se para uma animada festa.
A Procissão Maior até ao Senhor da Cruz no dia 3 de maio é o momento mais aguardado, mas também há tapetes de flores, folclore, um cortejo académico, arraial e fogo-de-artifício (preso, do ar ou do rio), Filarmónicas e Zés Pereiras.
Não deixe de ir à grande Feira das Cruzes, pois todos os caminhos vão dar ao grande terreiro onde se realiza. O chafariz setecentista divide o largo da feira que se transforma num arraial de luz e cor, onde se pode encontrar de tudo: feira de hortaliças, tabuleiros dos ourives com laças e arrecadas, cestaria fina e grossa, loiça típica de Barcelos, ferraria, móveis, vestuário e calçado, comes e bebes.
Não perca os saberes e os sabores desta grande festa minhota!
O evento, que decorre de 30 de abril a 4 de maio de 2025, apresenta-se, com várias novidades também por esse motivo, promete cinco dias de cultura, arte, religiosidade e tradição, dando um importante impulso à economia local.
Os responsáveis das diferentes instituições garantem muita criatividade quer nos quadros, quer nos tapetes e na batalha das flores, nas sessões de fogo de artifício, a inclusão das “Mini Cruzes”, com atividades para as crianças, além de nomes consagrados da música nacional como os Calema, The Gift, Nininho Vaz Maia ou Fernando Daniel.
Mini Cruzes – este ano há espetáculos dedicados às crianças
Uma das grandes novidades das festividades deste ano é a introdução no programa das designadas Mini Cruzes que vão proporcionar às crianças e ao público mais juvenil dois momentos muito especiais no palco Barcelos: no dia 1 de maio, um espetáculo de Magia, e no dia 4, um concerto com a Nina Toc Toc.
Arraiais com fogos de artifício e concertos prometem enchentes e noites memoráveis
Os Concertos dos The Gift, Fernando Daniel, Nininho Vaz Maia e Calema e as cinco sessões de fogo de artifício previstas para as noites da Festa das Cruzes prometem uma enorme afluência de público à cidade de Barcelos, concretamente à Frente Ribeirinha. No palco Barcelos, vão atuar Jorge Loureiro e os Sons do Minho. No que respeita às sessões de pirotecnia, estão previstos: Fogo de Romaria; Fogo Piromusical; Fogo de Santiago e dos 700 Anos da Ponte Medieval; Fogo de Artifício nas margens do Cávado com lumes vivos; no encerramento da Festa, Fogo Preso Tradicional de Romaria.
Mas a programação das Cruzes vai muito mais além das sessões pirotécnicas e dos concertos. O programa inclui Bandas no Coreto, Programa da RTP – Especial Batalha das Flores, Concerto de Bandas Filarmónicas, Barcelos no Caminho de Santiago com destaque para a Recriação Histórica “São Cristóvão, o Protetor dos Peregrinos”; Desfile Etnográfico pelos Grupos Folclóricos de Barcelos e concerto de encerramento na Avenida da Liberdade.
Missa Solene, Procissão da Invenção da Santa Cruz, Tapetes de Pétalas Naturais, Batalha das Flores
Numa simbiose entre a religião, a tradição, a etnografia e a animação, o cartaz da Festa das Cruzes mantém todos os números de programação que fazem desta festividade única e extraordinária. Desde logo, o cariz religioso fica bem vincado pela comunhão das 89 paróquias que compõem a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, no dia 3 de maio, feriado municipal. Mas antes, a 30 de abril, são inaugurados os Tapetes de Pétalas de Flores Naturais, outro ex-líbris das Cruzes e os Arcos de Romaria que vão ladear o Campo da Feira.
Muito participada e motivo de afluência de dezenas de milhares de visitantes, a Batalha das Flores realiza-se no feriado 1.º de Maio. Este ano, a Batalha das Flores será subordinada ao tema “Festa das Cruzes, Património Imaterial Português”, que, de resto, será também tema na Iluminação e nos Fogos.