Festas e Festivais
Festival da Enguia da Lagoa de Santo André
- Distrito de Setúbal
- | Concelho: Santiago do Cacém
23 de Janeiro a 8 de Fevereiro
saber mais >
A Guarda volta a festejar o Carnaval com mais uma edição do GuardaFolia – Aqui Há Galo!, com um programa a decorrer de 7 a 17 de fevereiro na cidade e no concelho.
A iniciativa envolve os mundos rural e urbano destacando a Guarda no mapa do Carnaval nacional com uma celebração autêntica e singular. Aqui o Galo é o culpado de todos os problemas, sendo julgado numa catarse coletiva que pretende espiar todos os males de 2025, dando esperança para o novo ano de 2026.
Este carnaval genuinamente português tem o ponto alto com o Desfile e Julgamento do Galo no domingo gordo de Carnaval, dia 15 de fevereiro, com início marcado para as 16h00. A sátira, o humor e a criatividade vão percorrer as ruas do centro da cidade com o Desfile das Freguesias do concelho, com a colaboração de Rosa Martins nos figurinos e carros. O percurso será desde a Alameda de Santo André até à Praça Luís de Camões (Praça Velha), onde o Galo voltará a ser julgado por todos os males de 2025. O Galináceo e o espetáculo Julgamento e Morte do Galo serão este ano uma criação artística do Teatro do Calafrio. O espetáculo inicia pelas 18h30 numa produção sátira, feroz e delirante sobre o poder.
O destino do Galo será decidido num grande show-trial, onde a justiça, espetáculo e poder se misturam sem pudor. «Este ano, o tribunal transforma-se numa arena de ‘luta de galos’ com quatro combates híbridos entre ‘wrestling’, MMA e lutas clandestinas, onde cada galo-personagem disputa o poleiro supremo, o trono frágil do poder. No centro de tudo, um ‘showman’ omnipresente e omnipotente, parte apresentador de reality show parte tirano, controla a narrativa, manipula o público e guia o caos como quem muda canais. À sua volta, a maquinaria judicial distorce-se até ao grotesco. Entre golpes coreografados, intrigas sujas e discursos inflamados, as lutas revelam não só as ambições dos galos, mas também a fragilidade das estruturas que fingem manter a ordem. Tudo culmina num ritual final em que o Galo é condenado, queimado e purificado não pelo peso da justiça, mas pela voracidade do espetáculo».
Ainda no domingo, dia 15 de fevereiro, realiza-se durante a manhã, a partir das 10h30, na Praça do Município, a 11ª edição da Fun Run – A Corrida mais divertida do ano. A atividade, que junta o desporto à diversão, é já uma marca no Carnaval da Guarda pela criatividade e animação dos guardenses que participam nesta prova em que o principal desafio é ultrapassar os diversos obstáculos do percurso. A Fun Run terá um trajeto urbano com cerca de 5 km podendo ser realizada individualmente ou em grupo, a andar ou a correr. O percurso decorre nas ruas e parques da cidade, sendo dificultado pelos obstáculos que vão surgindo pelo caminho. A única obrigatoriedade para quem participa é a boa disposição e comparecer disfarçado. A iniciativa conta com o envolvimento das coletividades e ginásios da cidade para a construção e dinamização dos obstáculos. Tal como em edições anteriores, as inscrições deverão ser feitas online.
No programa do GuardaFolia há ainda a ópera cómica ‘O Barbeiro de Sevilha’ pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, num espetáculo no Grande Auditório do TMG, no dia 12 de fevereiro, pelas 21h30. Considerada uma das mais brilhantes óperas buffas, O Barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini, apresenta-nos uma comédia vibrante, repleta de intriga, charme e inteligência.
Na sexta-feira dia 13 realiza-se o Desfile Infantil pelas ruas do centro da cidade, com a participação de 2000 crianças de meia centena de escolas do 1.º ciclo e jardins de infância do concelho, da rede pública e privada. O cortejo inicia na Praça Luís de Camões às 14h30 e termina na Praça do Município, passando pela Rua do Comércio, Largo João de Almeida, pela Rua Alves Roçadas e pelo Jardim José de Lemos. No final haverá animação musical e dança para alegria dos mais novos.
O Carnaval também se festeja à mesa com a gastronomia típica da época concebida com os sabores e saberes das comunidades do concelho. Nas Tabernas do Entrudo, instaladas na Alameda de Santo André, de 13 a 16 de fevereiro, guardenses e visitantes vão poder provar as iguarias e ementas tradicionais da época carnavalesca num ambiente que convida ao convívio e à folia. A abertura oficial do recinto acontece dia 13 (sexta-feira) pelas 18h00. Neste espaço coberto, as freguesias do concelho vão recriar o ambiente carnavalesco das aldeias apresentando os melhores petiscos confecionados com os produtos da região. A iniciativa pretende proporcionar um ambiente de convívio e promover a cultura gastronómica da região.
Para ajudar à diversão dos foliões as Tabernas do Entrudo terão animação com Stand up – Carlos Vidal e Dj Bay (dia 13); no sábado (dia 14) Festa de Carnaval Crianças durante a tarde e Remember 80 & 90 e Dj Sayless; no domingo (dia 15) Augusto Canário Desgarradas e Dj Dilcio. Na noite de Carnaval (dia 16) haverá Concurso de Máscaras e animação com o Dj Fernando Alvim.
O programa da GuardaFolia 2025 termina no dia de Carnaval, 17 de fevereiro, com o Enterro do Entrudo na aldeia de Famalicão da Serra. Uma tradição recriada nas últimas décadas nesta freguesia rural do concelho baseada nos costumes da localidade. À semelhança do Galo na Guarda, o Entrudo em Famalicão da Serra vai ter desfile pelas ruas da aldeia e Queima do Entrudo na praça central daquela localidade. A iniciativa inicia-se pelas 17h30.
O Museu da Guarda assinala esta época com a performance ‘Um Galo a Arder’, numa criação de Bruno Anti, a desenvolver no dia 14 de fevereiro na fachada da parede lateral do Paço da Cultura. O desafio desta intervenção de arte urbana é pintar um galo em chamas sobre uma fogueira no telão suspenso numa referência direta às festividades do GuardaFolia e ao Entrudo.
No dia 7 de fevereiro, o Museu da Guarda e a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) realizam duas iniciativas sobre máscaras. Durante a manhã, pelas 10h30, a BMEL dinamiza a oficina Máscaras Literárias e à tarde pelas 14h30, o Museu promove a oficina Máscaras do Mundo.
Com esta GuardaFolia 2026, o Município da Guarda pretende atrair visitantes à cidade mais alta e dinamizar o tecido económico do concelho, nomeadamente da hotelaria, restauração e pequeno comércio. O evento é também uma forma de reforçar a autoestima dos guardenses e contribuir para a promoção e valorização das tradições, costumes e valores culturais da região.