aondevamos.pt | agenda de eventos culturais

Ketuk Quartet e Batucadeiras das Olaias

imagem-72_ketuk-quartet

Tome nota

Ketuk Quartet e Batucadeiras das Olaias

Este evento já ocorreu.

Local:

Largo São Carlos, Lisbon, Portugal

Valores:

Gratuito

Ketuk Quartet e Batucadeiras das Olaias é parte integrante do evento: Festival ao Largo

Músicas do Mundo

Como aconteceu em anteriores edições (em que tivemos músicas de Macau, de Moçambique, da Mongólia e de tantas outras regiões) mais um programa Músicas do Mundo no Millennium Festival ao Largo. Desta vez, com dois agrupamentos que celebram a juventude, a alegria e a fraternidade.

Por um lado, o Ketuk Quartet (Ketuk é palavra indonésia que significa pulso), agrupamento que tem encontrado na percussão uma forma de exprimir, segundo palavras dos próprios instrumentistas, tudo o que encontramos à nossa volta. Apresentando-se com instrumentos tradicionais e com alguns outros que não deixarão de espantar o nosso público, estes jovens músicos vêm propor um programa variado (Tribo de marcianos, Trio per uno, Omphalo Centric Lecture) onde não falta sequer uma homenagem à ópera (Habanera da Carmen de Bizet num arranjo para quarteto de percussão). Os Ketuk, que já se notabilizaram no Prémio Jovens Músicos, até na sua apresentação visual manifestam a exuberância, a modernidade e a alegria contagiante da juventude. Esteja presente e saiba porque é que o conjunto é conhecido como o quarteto das camisas estampadas.

Depois, teremos a presença das Batucadeiras das Olaias, dedicado à performance do batuku. Este grupo é formado por homens e mulheres cabo-verdianos residentes no Bairro Portugal Novo nas Olaias, em Lisboa. Vêm apresentar-se com um programa intitulado Cá bu fadiga. Este agrupamento surgido no âmbito da Associação de Moradores Paz Amizade e Cores (AMPAC), tem como objetivo a partilha, a divulgação, a reivindicação e a exaltação da história, da memória e da cultura cabo-verdianas. Para isso, escolheram celebrar o batuko, representação central da cultura de Cabo Verde e das comunidades cabo-verdianas na diáspora.

Uma noite, pois, onde serão celebrados através da música e do ritmo, impulsos que norteiam o presente festival: juventude; alegria; e a suprema liberdade que só a arte consegue traduzir.

Mercados de Natal: Magia Para Toda a Família!

Passagem de Ano: Festeje 2025!

É já este fim de semana

Agenda infantil

Festas e Festivais

Feiras e Mercados

Espetáculos

Festivais Gastronómicos

Feira de Antiguidades e Velharias

Feiras de Artesanato