O Coro Regina Coeli de Lisboa e o Palácio Nacional da Ajuda dão as boas-vindas à Primavera com o concerto "Paisagens Britânicas"

Tome nota

O Coro Regina Coeli de Lisboa e o Palácio Nacional da Ajuda dão as boas-vindas à Primavera com o concerto "Paisagens Britânicas"

Este evento já ocorreu.

Local:

Palácio Nacional da Ajuda, Largo da Ajuda, Lisbon, Portugal

Siga-nos nas Redes Sociais

Lisboa,
aonde vamos ?

Veja mais eventos a decorrer em Lisboa e região

No próximo dia 22 de março, pelas 16 horas, no Palácio Nacional da Ajuda, o Coro Regina Coeli de Lisboa, o barítono André Henriques e o pianista Philippe Marques, sob a direção musical de Alexandre Gomes, apresentam o concerto de primavera “Paisagens Britânicas”, com a interpretação de obras emblemáticas de um dos maiores compositores britânicos do séc. XX, Ralph Vaughan-Williams.
Com peças musicais que transitam entre o clássico e o contemporâneo, este concerto promete uma experiência sonora que remete para a harmonia idílica da estação mais vibrante do ano, assim como a oportunidade de vivenciar uma experiência completa, com a beleza da música e um cenário imponente e histórico.
A música do período romântico caracteriza-se por uma atenção cada vez maior à linha melódica, assim como a elementos expressivos e emotivos, dando origem a peças em forma livre, como noturnos, fantasias e prelúdios, levando a música a tornar-se mais cromática, dissonante e com tonalidades mais “coloridas”. É com base nessa “cor” que se propõe um programa musical cujas obras compõem, elas próprias, uma verdadeira paisagem.
Associado está também o facto de esse ser um período áureo para a pintura, onde se acentua a sensibilidade para beleza e mutação do mundo natural, para os cuidadosos efeitos de luz, cor e para a criação de “atmosfera”/ambiente. Tanto a música como a pintura dessa época enveredam pela revolução técnica, levado ao êxodo dos rigorosos preceitos académicos, introduzindo rupturas nos cânones da arte e misturando ecléticas influências que incluíam o gosto pelo excêntrico e pelo dramático. A atração pela natureza e a sua associação ao sublime e grandioso levou à busca artística por efeitos impactantes que comovessem e inspirassem o público.
A influência de Vaughan-Williams na história cultural britânica pode não ser tão grande como a de Shakespeare, mas ambos deram impulso ao renascimento da cultura musical britânica. Hoje, é considerado o mais renomeado compositor sinfónico inglês da sua época. Por mais pessoal que seja a linguagem musical concebida, essa baseou-se nas aprendizagens e experiências pessoais para formar um universo tonal único: desde a tradição coral inglesa de Parry e Stanford, passando pela ênfase de Ravel na cor e no timbre, até ao fascínio pela música folclórica inglesa.

Tem um evento? Divulgue aqui!

Dê mais visibilidade ao seu evento no Aonde Vamos. Festas, feiras, mercados, concertos, teatro – publique gratuitamente e alcance milhares de pessoas!

É já este fim de semana

Agenda infantil

Festas e Festivais

Feiras e Mercados

Espetáculos

Festivais Gastronómicos

Feira de Antiguidades e Velharias

Feiras de Artesanato