Orquestra Gulbenkian

Tome nota

 

O evento “Orquestra Gulbenkian” já ocorreu.

 

Expirado

De Joly a Ravel

No ano do centenário de nascimento de Joly Braga Santos a Orquestra Gulbenkian traz ao Millennium Festival ao Largo um programa que ilustra a produção do compositor com duas obras escritas em fases e idades diferentes da sua vida: a Abertura Sinfónica nº 2, op. 11, composta na juventude (estreada em 1948, sob a direção de Pedro de Freitas Branco) e o Staccato Brilhante, op. 69 escrito no último ano de vida e penúltima obra do catálogo.

Será também homenageado o mais importante e ilustre professor do compositor – Luís de Freitas Branco – com o Scherzo fantastique, obra com uma duração aproximada de 8 minutos escrita em 1907. Esta obra permaneceu desconhecida durante todo o século XX, tendo tido a sua estreia absoluta apenas em 1 de outubro de 2005 na Casa da Música do Porto.

As duas outras obras em programa relacionam-se com o mundo da dança: em primeiro lugar, El sombrero de tres picos de Manuel de Falla, bailado escrito por encomenda de Sergei Diaghilev destinado a ser coreografado por Massine. Estreado em 1919, baseia-se numa novela de Pedro Antonio de Alarcón e é profundamente enraizado nas músicas e danças espanholas, prestando uma enorme homenagem a muitas delas (Farruca, Fandango, Seguidillas, Jota).

Finalmente, o Bolero de Maurice Ravel, que foi escrito para grande orquestra em 1928 e teve a sua estreia na Ópera de Paris em 1928. Tornou-se a partir de então a mais popular obra do compositor. Também baseada numa dança espanhola, é uma peça única no decorrer da qual um tema em vez de sofrer desenvolvimento ganha efeito por acumulação, ou seja pelo facto de ser insistentemente repetido e ganhar força pela congregação cada vez maior de instrumentos da orquestra. Uma alucinante viagem do pianissimo ao fortissimo.

Orquestra Gulbenkian, próximas datas

O evento “Orquestra Gulbenkian” já ocorreu.

As datas e horários apresentados podem sofrer alterações sem aviso prévio

Orquestra Gulbenkian, localização