Festas e Festivais
Guimarães Canta os Reis
- Distrito de Braga
- | Concelho: Guimarães
10 de Janeiro a 17 de Janeiro
saber mais >
Tome nota
Este evento já ocorreu.
Portimão, Portugal
Evento Pago
Siga-nos nas Redes Sociais
Dias da Percussão Portimão [DPP] é um projeto de promoção da percussão como linguagem artística universal e musical de união e diálogo, organizado desde 2021, com direção artística de Vasco Ramalho e Daniela Tomaz. Este evento tem génese no projeto Festival Internacional de Percussão de Portimão, havido entre 2012 e 2018, com direção artística de Vasco Ramalho.
DPP projeta-se em rede, da urbe de Portimão, em articulação com as potencialidades dos equipamentos públicos, e.g. TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, Auditório do Museu de Portimão, em diálogo com espaços seculares da cidade (Sociedade Vencedora Portimonense) e o espaço público: Centro Histórico, Centro Alvor, Zona Ribeirinha, zona exterior Museu de Portimão. Dialoga também com a gastronomia e hotelaria local, destacando a parceria anual com o Faina (Museu de Portimão) e Hotel Oceano Atlantico, basilares para a implementação do projeto.
DPP é um projeto d’O Corvo e a Raposa Associação Cultural, apoiado pela República Portuguesa / Direção-Geral das Artes desde 2021, tendo o Município de Portimão como parceiro estratégico e o apoio do Agrupamento de Escolas da Bemposta Portimão, Junta de Freguesia de Portimão, Junta de Freguesia de Alvor, Sociedade Vencedora Portimonense, e ainda Antena2, Rádio Portimão e Jornal Barlavento como parceiros media.
O evento “Dias da Percussão Portimão 2025” (DPP’25), organizado pela Associação Cultural O Corvo e a Raposa, ocorrerá de 28 de fevereiro a 2 de março de 2025, com foco na infância e juventude. A direção artística está a cargo de Vasco Ramalho e Daniela Tomaz.
Programação:
Pré-DPP’25:
28 de fevereiro:
Grande Desfile de Abertura: Bomboémia – Grupo de Percussão da Universidade do Minho.
Oficina infantojuvenil “Ritmos Portugal-Brasil”: Com o Bomboémia Grupo de Percussão.
Espetáculo para Famílias:
1 de março:
Oficina infantojuvenil “Viva Ritmo!”: Com o Odaiko Grupo de Percussão.
Encontro | Arruadas: Bomboémia – Grupo de Percussão da Universidade do Minho.
Oficina infantojuvenil “O que é uma Marimba?”: Com Nuno Aroso.
Concerto para Família “Vaya Ritmo!”: Com o Odaiko Grupo de Percussão (Espanha).
2 de março:
Masterclasse de Bateria Jazz: Com Joel Silva.
Concerto para Famílias “Música a Sério Para Instrumentos de Brincar”: Pelo Borealis Ensemble, com António Carrilho (flautas), Nuno Aroso (percussão) e Helena Marinho (teclados).
Festa de Encerramento: Jam Session de música improvisada com Joel Silva e alunos do Curso Integrado de Música e do Curso Profissional Instrumentista de Jazz da AE Bemposta, Portimão.