A Feira de São Martinho é mais antigo evento popular que se realiza em Portimão e que remonta a 1662, realizando-se anualmente no mês de novembro, sempre assinalando e decorrendo no período que inclui a data que lhe dá o nome, Dia de São Martinho, a 11 de novembro.
Neste que é um dos pólos incontornáveis de animação outonal, o visitante pode encontrar os tradicionais expositores de produtos agroalimentares, louça, plásticos, brinquedos, bijuteria, calçado e têxtil, e também as tradicionais castanhas assadas, as farturas, as pipocas e o algodão doce, os cachorros quentes, o polvo assado, o pão com chouriço, as bifanas e outros petiscos tentadores nos bares e tasquinhas existentes no recinto.
Ao ar livre marcam igualmente presença os divertimentos, onde não faltam as tômbolas, jogos de sorte e azar, pistas de carrinhos de choque, entre outros equipamentos que fazem as delícias de crianças e adultos.
Desde 2010, tem sido definido um dia, em articulação com os operadores dos divertimentos, em que é aplicado um preço especial em todos os divertimentos.
Acessos à Feira
Em termos de acessos ao certame, está sempre aberta a entrada sul do Parque de Feiras, com entrada através da zona ribeirinha de Portimão, junto à ponte ferroviária, numa área onde existem diversos espaços de estacionamento, e a já habitual entrada norte, para quem venha do Largo Gil Eanes ou da Rotunda das Cardosas.
Outra forma de chegar à Feira de São Martinho será pela rede de transporte urbano “Vai e Vem”, utilizando as linhas com paragem nas Cardosas, no Parque de Feiras Exposições, e as linhas paragem no Largo do Dique (para quem queira entrar pela zona ribeirinha de Portimão – entrada sul, junto à ponte ferroviária)