Festa do Outono na Fundação de Serralves
- Distrito do Porto
- | Concelho: Porto
Tome nota
Festa do Outono na Fundação de Serralves
Este evento já ocorreu.
Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024 até Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
Local:
Parque de Serralves, Rua Dom João de Castro, Porto, Portugal
Evento Gratuito
A Festa do Outono regressa à Fundação de Serralves nos dias 28 e 29 de setembro para celebrar o início da nova estação!
Com uma programação diversificada ao longo de dois dias, convidamos as famílias e o público em geral a celebrar o outono, no Parque de Serralves, particularmente na zona da Quinta, onde se apresentarão diversas expressões artísticas associando contemporaneidade e tradição, com abordagens inovadoras e uma programação multidisciplinar.
Este ano a Festa do Outono associa-se à causa climática, integrando na sua programação um conjunto de instalações artísticas e um ciclo de cinema, uma parceria com o BOIL – Climate Festival, cujo propósito assenta na promoção da literacia climática através da ciência, arte e humor.
Experienciar e criar laços com o Parque é o ponto de partida para conhecer a dinâmica da diversidade outonal, as raças autóctones que aqui coabitam, a horta urbana e os produtos da época, a arte do saber fazer e os desafios que evocam a sensibilização para uma cultura ambientalmente responsável e transformadora. A participação em oficinas, saídas de campo, espetáculos de teatro e de música, exposições e outras atividades, procura enaltecer o património natural e a expressão artística trazendo para a celebração no Parque a contemporaneidade associada à tradição e à essência humana, ao ambiente e à sustentabilidade.
Programaçã0 Festa do Outono 2024
28 e 29 SET
MERCADO BIO
10:00 – 19:00
Local: Pátio da Nogueira
O Mercado Bio apresenta uma seleção diversificada de produtos alimentares biológicos e alternativas ecológicas de produção nacional, que aliam sabor e qualidade, promovendo um estilo de vida mais saudável e sustentável. Ao participar neste mercado está a apoiar produtores locais.
MERCADO DE OUTONO BY OHANA MARKET
10:00 – 19:00
Local: Jardim Maria Nordman
O Mercado de Outono, organizado em parceria com o Ohana Market, reúne uma seleção de talentosos criadores portugueses que apresentam projetos originais e exclusivos em áreas do design, como joalharia, moda, decoração e muito mais. Um espaço para descobrir e adquirir peças artesanais de elevada qualidade, celebrando a criatividade e o talento nacional.
OFICINAS
10:00 – 19:00
Local: Prado
MAGOS DO PARQUE
Bolotas, galhos, castanhas da índia, folhas de todas as cores, pinhas e outros mais elementos da Natureza cobrem o parque de Serralves. São os magos do Parque, mágicos e feiticeiros que chegam de terras longínquas para anunciar a chegada do outono.
Conceção e dinamização: Ana Ferreira, Dina Marques e Marta Correia
SOU NATUREZA*
A Natureza não vive unicamente lá fora, na floresta, nos prados e nos jardins. Através da imaginação, o convite é para explorar a forma como vive e se transforma dentro de cada um de nós.
Conceção e dinamização: Inês Luís, Mariana Moranduzzo e Tiago Vouga
FUNGUICES*
Os cogumelos são o rosto de um mundo misterioso. Mas o que se esconde dos nossos olhos é onde a magia acontece. Inspirados na comunicação que se estabelece entre os cogumelos, no Parque, será construída uma rede de conexão única entre pessoas e cogumelos!
Conceção e dinamização: Andreia Machado, Eliana Soukiazes e Mariana Veludo
MAGIA DA TERRA*
E se num abrir e fechar de olhos a magia acontecer?
Um desejo para o mundo, uma conexão com a Natureza e uma varinha de condão!
Conceção e dinamização: Ana Filipa Costa, Carlota Carqueja e Ana Queirós
CORES DA FLORESTA
Pelos caminhos da floresta, o manto de folhas em tons terra relembra a chegada do outono. Folhas de todos os tamanhos e texturas despertam na imaginação mundos fantásticos e cheios de cor!
Conceção e dinamização: Adriana Pereira, Marco Ramos e Maria Mata
SOMBRAS DE OUTONO
O Parque de Serralves vestiu-se de cores outonais! As folhas caem e os narizes ficam
vermelhos, mas todos se juntam para o desfile das lanternas! Folhas, abóboras, ouriços e centenas de pormenores para observar nesta oficina em que as sombras ganham vida na companhia dos mais novos.
Conceção: Filipa Valente
Dinamização: Filipa Valente, José Costa e Simão Collares
*Apoio: Projeto PAC-TO
Atividades para todas as idades, sem marcação prévia, sujeitas à lotação do momento, dentro do horário de funcionamento.
OFICINAS
10:00 – 19:00
Local: Prado
PELA TINTA FORA
Tinta no pincel, no papel e nas mãos!
Dinamização: Francisca Melo e Sofia Pinto
ESPALHA PALHA
A fugir das mãos, ao vento, no cabelo, no chão!
Dinamização: Luana Martucci e Maria Silva
Atividades para todas as idades, sem marcação prévia, sujeitas à lotação do momento, dentro do horário de funcionamento.
OFICINAS DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
10:00 – 19:00
SABER FAZER EM SERRALVES
O TRABALHO DA LÃ
TECELAGEM
Local: Prado
As atividades de experimentação pensadas pelo Saber Fazer permitem ao público o contacto com as técnicas de manufatura de pequena escala, de forma prática e descontraída, proporcionando momentos de aprendizagem e descoberta. Estas atividades são orientadas por artesãos e profissionais.
O TRABALHO DA LÃ
Demonstração e experimentação do processo de preparação da fibra da lã, da ovelha ao fio. Os participantes terão oportunidade de conhecer as ovelhas de raça Bordaleira de Entre- Douro-e-Minho e a sua Lã, bem como os processos de cardação e técnicas de fiação com fuso e roda de fiar.
TECELAGEM
Experimentação de tecelagem com recurso a teares de baixo liço com vários quadros, em que os participantes poderão experimentar tecer e conhecer os princípios básicos desta técnica de produção de tecidos.
RAÇAS AUTÓCTONES
10:00 – 19:00
RAÇA MARONESA
Parceria: Associação de Criadores do Maronês
Local: Prado
PROJETOS
10:00 – 19:00
PACTO DO PORTO PARA O CLIMA
Dinamização: Susana Alves
Parceria: Empresa Municipal do Ambiente do Porto
Local: Alameda do Prado
Espaço para dar a conhecer e promover o Pacto do Porto para o Clima, um compromisso da cidade do Porto rumo à neutralidade carbónica 2030, destacando o papel fundamental da comunidade para o alcance deste ambicioso objetivo.
10:00 – 19:00
ECO PORTO – CENTRO PARA A CIRCULARIDADE DA CIDADE DO PORTO
Dinamização: Mónica Pinto
Parceria: Empresa Municipal do Ambiente do Porto
Local: Jardim Maria Nordman
Espaço multidisciplinar para promoção da economia circular.
ESPAÇO SOCIEDADE PONTO VERDE
10:00 – 19:00
ACADEMIA PONTO VERDE
RECICLAR É NA BOA!
A Academia Ponto Verde é o projeto educativo da Sociedade Ponto Verde para os mais novos. Sendo o mote desta iniciativa “Reciclar é na Boa”, são dinamizadas iniciativas de promoção da reciclagem de embalagens e a implementação de ações de sensibilização junto dos mais jovens e das famílias. O espaço da Sociedade Ponto Verde está pensado para mobilizar todos para a reciclagem através de um jogo de tabuleiro gigante sobre separação de resíduos que vai testar os conhecimentos de reciclagem das embalagens dos mais novos e mostrar que “Reciclar é na Boa!”.
INSTALAÇÕES
10:00 – 19:00
CRITICALLY EXTANT DE ENTANGLED OTHERS EM DIÁLOGO COM A ESPÉCIMES DA COLEÇÃO DE INSETOS DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA DO PORTO
Parceria: BOIL – Climate Festival
Local: Sala Casa do Cinema Manoel de Oliveira
“Critically Extant” é um projeto que explora o quão pouco sabemos sobre o mundo natural, ao testar os limites dos dados disponíveis das nossas vidas digitais. Algoritmos de Inteligência Artificial foram treinados com base em milhões de imagens de código aberto da natureza e de cerca de dez mil espécies diferentes. Os modelos resultantes foram usados para gerar representações visuais de espécies que estão criticamente ameaçadas, mas que têm pouca ou nenhuma presença online, especialmente nas redes sociais. O objetivo era traçar os limites do nosso conhecimento, mas também explorar como podemos criar ciclos de retorno no digital que podem ser positivos para o mundo natural.
Este projeto foi realizado no âmbito do programa ‘Meta AI Artists in Residence’.
Entangled Others é uma dupla de artistas experimentais composta por Feileacan Kirkbride McCormick e Sofia Crespo. A sua prática colaborativa investiga a intrincada rede de relações entre o mundo mais-que- humano e a sua interação com as tecnologias humanas, impulsionada pelo conceito de emaranhamento – um estado complexo onde nenhuma entidade existe isoladamente e cada ação, interação e expressão ecoa através de uma multitude de seres interconectados.
10:00 – 19:00
± 5,965 FATHOMS
Maotik e Sinø
Parceria: BOIL – Climate Festival
Local: Redondo das Camélias
± 5.965 Fathoms imagina um ambiente especulativo inspirado nas profundezas da Fossa das Marianas. O mar profundo existe num complexo de extremos onde o som, a luz e o movimento são transformados pela elevada pressão e pelo isolamento. Através de paisagens sonoras e elementos visuais imersivos, este trabalho audiovisual convida o público a experienciar o mundo do oceano profundo, onde a bioluminescência ilumina a escuridão total, as vibrações de baixa frequência definem o tom, e o som transforma-se em ecos e reverberação. O público é convidado a interpretar estes ambientes extremos onde a realidade e a imaginação se confundem.
Mathieu Le Sourd é MAOTIK, um artista digital francês, criador de ambientes imersivos, instalações interativas, esculturas arquitetónicas digitais e performances audiovisuais que atuam na interseção entre arte, ciência e tecnologia. Mais conhecido por utilizar algoritmos gerados por computador para criar ambientes que mudam a realidade, MAOTIK atua com as suas próprias ferramentas audiovisuais gerando elementos gráficos em tempo real, a fim de transformar as perceções do espaço. Investiga a relação entre artes e tecnologia, explorando novas linguagens artísticas.
SINØ é Francisca Rocha Gonçalves, uma investigadora do Porto a viver em Berlim. A sua investigação centra-se na ecologia acústica na criação artística como ferramenta de consciência ambiental. O desenvolvimento de artefactos artísticos que revelem o problema da poluição sonora em ambientes subaquáticos possibilita a compreensão das mudanças na vibração e no movimento das partículas, ambos componentes vitais na vida aquática, e a consciência social e ambiental. Fazendo a ponte entre biologia e música, Francisca tenta encontrar novas abordagens musicais para composições e performances ao vivo.
10:00 – 19:00
BOILING POINT
Chris Vincze
Parceria: BOIL – Climate Festival
Local: Fonte das Camélias
“Boiling Point” é uma instalação interativa de videoarte que aborda o uso insustentável de água pela humanidade, e o rápido esgotamento e degradação das reservas naturais de água. O balde, fotorrealista em vidro e com água, apresentado num enorme ecrã LED, responde à presença do visitante. A instalação evolui ao longo do dia e vai alternando entre dois temas principais: alterações climáticas e poluição da água. À medida que os visitantes se aproximam, a água ferve com intensidade crescente, refletindo o impacte do aquecimento global provocado pela humanidade, ou torna-se progressivamente poluída, representando as consequências da contaminação industrial e agrícola. A natureza interativa da obra incentiva os visitantes a refletir sobre o seu próprio papel no uso insustentável da água.
Chris Vincze é um realizador de cinema e artista visual cujo trabalho combina de forma criativa a narrativa tradicional com a tecnologia moderna, sustentada por um forte estilo Visual. Depois de trabalhar como Diretor interno, Tecnólogo Criativo e Chefe de Conteúdo Estereoscópico na empresa de efeitos visuais MPC, fez a transição para o trabalho freelance, especializando-se em experiências imersivas, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e projetos interativos. A sua prática artística centra-se na exploração de novas tecnologias e na sua utilização para criar respostas instigantes à nossa relação com o mundo natural.
10:00 – 19:00
OUR PLASTIC SEAS
Chris Vincze
Parceria: BOIL – Climate Festival
Local: Arboreto Séc. XIX
“Our Plastic Seas” é uma instalação de arte imersiva e interativa que destaca a crescente crise da poluição plástica nos oceanos. Ao monitorizar movimento em tempo real, a exposição transforma as silhuetas dos visitantes em figuras apanhadas pelo acumular de sacos de plástico e redes, simbolizando a prisão da vida marinha, ao mesmo tempo que liberta partículas de plástico para sublinhar os efeitos destrutivos dos microplásticos no ambiente marinho. À medida que os visitantes vão permanecendo, a cena muda gradualmente de um ambiente subaquático intocado para um ambiente dominado por detritos de plástico, refletindo a natureza generalizada e destrutiva da poluição. Esta experiência leva os espectadores a considerar o seu papel na crise ambiental e inspira ações para reduzir a poluição plástica nos oceanos.
Chris Vincze é um realizador de cinema e artista visual cujo trabalho combina de forma criativa a narrativa tradicional com a tecnologia moderna, sustentada por um forte estilo Visual. Depois de trabalhar como Diretor interno, Tecnólogo Criativo e Chefe de Conteúdo Estereoscópico na empresa de efeitos visuais MPC, fez a transição para o trabalho freelance, especializando-se em experiências imersivas, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e projetos interativos. A sua prática artística centra-se na exploração de novas tecnologias e na sua utilização para criar respostas instigantes à nossa relação com o mundo natural.
10:00 – 19:00
BE THE CHANGE
Curadoria: Miguel Januário
Parceria: BOIL – Climate Festival
Local: Biblioteca
O projeto Be The Change capacita os jovens para integrarem, de forma consciente, o caminho para a sustentabilidade das suas cidades, em linha com os valores do Novo Bauhaus Europeu. Através das artes e da tecnologia, os estudantes criaram Manifestos Artísticos pela Sustentabilidade, que expressam os desafios do clima a nível local.
Realizada entre janeiro e junho de 2024, a iniciativa envolveu uma parceria entre o Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), o Plano Nacional das Artes (PNA) e os Municípios de Braga, Guimarães, Matosinhos e Porto. Foram realizados 300 cartazes por 514 alunos do 9.º ano e foram selecionados 21 para exposição no espaço público, com vista a inspirar as comunidades locais.
10:00 – 19:00
BE THE CHANGE
Curadoria: Miguel Januário
Parceria: BOIL – Climate Festival
Local: Arboreto Séc. XIX
Be The Change é um movimento promovido pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA) e liderado pelos jovens para transformar as cidades a partir da sustentabilidade, com vista a inspirar novos comportamentos e modos de vida através das artes e da tecnologia. Nesta peça, alunos de várias escolas foram convidados a inscrever as suas mensagens e reivindicações, as quais, através do filtro da câmara da App ‘Be The Change’ poderão partilhadas depois de capturadas em fotografia e vídeo, transportando-nos para outras dimensões do nosso planeta. A realização da peça e das intervenções tiveram a orientação do artista Miguel Januário, Head of Art for Sustainability no CEiiA.
Miguel Januário nasceu no Porto em 1981. É Licenciado em Design de Comunicação e doutorando em Design na FBAUP. Foi colaborador do espaço de intervenção cultural Maus Hábitos e diretor artístico da Ivity Brand Corp. Atualmente é Head of Art for Sustainability no CEiiA. Milita no PCP. É o autor do ‘±MAISMENOS±’, um projeto de intervenção que se tornou uma referência nacional e internacional de arte urbana. O projeto é também o foco da corrente investigação de doutoramento de Miguel Januário na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
10:00 – 19:00
AMAZÔNIA VIVA
Realização: Estêvão Ciavatta
Rio de Janeiro, Brasil, 1968
Filme 360º, 10’56’’
Parceria: BOIL – Climate Festival
Local: Arboreto Séc XIX
“Amazônia Viva” conecta público à Amazónia através de uma viagem interativa. Com 10
minutos de duração, o filme é uma experiência imersiva pela região do rio Tapajós, que utiliza filmagens em 360° para desvendar um dos lugares mais importantes do planeta e, assim, aproximar a Amazónia cada vez mais das pessoas. Raquel Tupinambá, da comunidade de Surucuá, faz as honras da casa e guia o espectador durante a viagem virtual totalmente interativa por um dos biomas mais relevantes, bonitos e, infelizmente, ameaçados pela ação do homem.
O filme é um projeto da Iniciativa Inter-religiosas pelas Florestas Tropicais, com roteiro e direção do cineasta Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes, e financiamento do Instituto Clima e Sociedade – iCS e da Conservação Internacional Brasil – CI Brasil.
SÁBADO
WORKSHOP
10:00 – 12:00
UM MERGULHO ELETRIZANTE NO CONHECIMENTO
Orientação: Isabel Gonçalves e João Bandeira
Parceria: Município do Porto
Local: Jardim Maria Nordman
Um conjunto de experiências interativas para exploração sobre o ciclo da água e a sua
distribuição no planeta. A energia vai estar presente, e de forma eletrizante, vai realçar a importância da transição energética e aposta num consumo de energia mais eficiente e sustentável.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA
10:00 – 13:00
TAPETES AO LARGO
Dinamização: Alexandra Batista, João Decq, Inês Paulos e Matilde Andrade
Parceria: Município de Ponta Delgada
Local: Prado
Uma das maiores referências da cultura efémera regional açoriana são os tapetes de flores cujo expoente máximo pode ser visto durante as festas do Santo Cristo dos Milagres em Ponta Delgada. As geometrias e os padrões de cores garridas, compostos a partir de um molde prévio em madeira, permitem acomodar a forma da composição do desenho em padrão ao formato do espaço. Esta oficina tem como objetivo a construção de um tapete modelar com materiais naturais do Parque de Serralves.
Os moldes a utilizar na oficina foram desenvolvidos pelas alunas Inês Paulos e Matilde Andrade sob coordenação do artista residente para o Plano Nacional das Artes João Decq e a professora Alexandra Baptista e a execução dos mesmos garantida pela equipa de marceneiros da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
PROJETO
10:00 – 16:30
ADOTA UM AMIGO
Parceria: Centro de Recolha Oficial de Animais, Município do Porto
Local: Estábulos
O Centro Oficial de Recolha de Animais do Porto (CROA) diariamente resgata, cuida e prepara dezenas de amigos de quatro patas para se tornarem um elemento da família. Estes amigos de quatro patas procuram uma família que lhe dê segurança, conforto e carinho. Adotar um animal de companhia no CROA, é fácil e já incluiu a colocação e registo da identificação eletrónica (chip), a esterilização, a vacinação e desparasitação interna e externa à data da adoção.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA
10:00-12:00 e 14:00-18:00
DIATOMÁCEAS: DA CIÊNCIA À ARTE
Dinamizadores: Laura Guimarães, Marina Dolbeth, Raquel Pinto, Marco Sousa e
Loreto Garcia
Parceria: Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – CIIMAR
Local: Prado
Diatomáceas são algas unicelulares aquáticas. São um dos maiores e mais diversos grupos de organismos da Terra e abundantes também no Parque. São excelentes indicadores da qualidade da água, ajudando a detetar efeitos da poluição química e das alterações climáticas. Têm formas muito variadas com ornamentações que têm inspirado várias áreas, da nanomecânica à arte. A oficina será uma oportunidade para conhecer as diatomáceas do Parque, desde o método de colheita à observação microscópica.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA
10:00 – 12:30 e 13:30 – 16:30
BRINCA… CONSTRUINDO E BRINCANDO
Dinamização: Ana Paula Rodrigues e Dora Amorim
Parceria: Museu do Brinquedo Português, Município de Ponte de Lima
Local: Prado
Construção de brinquedos e jogos com reutilização de materiais.
OFICINA
10:00 – 12:30 e 14:00 – 19:00
OLARIA À RODA
Dinamização: Cláudia Sobral, Elisabete Costa, Lígia Quinta e Paulo Silva
Parceria: Município de Barcelos
Local: Prado
Oficina de transformação de barro em arte guiada pelas mãos, assente nas técnicas tradicionais da cultura portuguesa.
OFICINAS
10:00 – 12:30 e 14:00 – 19:00
OUTONO CRIATIVO: ARTES E SEMENTES
PLANTA O NABO E DECALQUE DE OUTONO
Dinamização: Divisão de Desenvolvimento Educativo
Parceria: Município de Gondomar
Local: Prado
Oficinas de expressão plástica, inspiradas no outono, possibilitando o contacto com os
diferentes produtos típicos do Município de Gondomar.
JOGO
10:00 – 12:30 e 14:00 – 19:00
BRINCAR
Dinamização: Divisão de Desenvolvimento Educativo
Parceria: Município de Gondomar
Local: Prado
Jogos a desenvolver com crianças e famílias, onde se pode dar a conhecer o Município de Gondomar.
OFICINA
10:00 – 12:30 e 14:00 – 19:00
NATUREZ´ARTE
Dinamização: Isabel Ramalhosa e Anabela Garelha
Parceria: Município de Melgaço
Local: Prado
Naturaliz’Arte consiste numa oficina educativa e de sensibilização para as questões
ambientais, cuja reutilização de materiais se combina com elementos da natureza.
JOGOS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
10:00 – 13:00 e 15:00 – 18:00
RECICLAR A BRINCAR
Dinamização: Sofia Megre
Parceria: Empresa Municipal Ambiental do Porto
Local: Alameda do Prado
Lotação: 10 pessoas
Público-alvo: crianças dos 3 aos 10 anos
Jogos para aprender a reciclar, responder e entender, correr e saltar, trabalhar em equipa e brincar e criar! Construção da Árvore da Reciclagem, uma escultura surpresa, onde passo a passo, cada família vai criando e tornando a árvore mais completa e tudo com apenas resíduos reciclados.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA
10:00 – 13:00 e 14:00 – 19:00
OFICINA DE COSTURA
Dinamização: Cristina Martins
Parceria: Município de Viana do Castelo
Local: Prado
Oficina de criação de objetos e acessórios (porta-chaves em bolsa, bijuteria, outros), tendo como matéria-prima os lenços regionais de Viana do Castelo!
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA
10:00 – 13:00 e 14:00 – 19:00
OFICINA DE COSTURA E BORDADO
Dinamização: Anabela Viana
Parceria: Município de Viana do Castelo
Local: Prado
Oficina de costura com os lenços regionais de Viana do Castelo e T-shirts bordadas à mão.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA
10:00 – 13:30 e 14:30 – 17:00
CAMUFLADOS DO PARQUE DO RIO UI
Dinamização: José Pedro Silva
Parceria: Município de São João da Madeira
Local: Prado
Nem tudo o que parece é, e uma simples folha pode esconder diferentes caras. Recorrendo à imaginação de cada um, o objetivo é a descoberta dos animais ocultos nas folhas das árvores que com a chegada do outono revestem o chão do Parque. Uma atividade para miúdos e graúdos, para pôr mãos à obra e encontrar a vertente artística escondida em cada um.
OFICINA
10:00 – 19:00
A RODA GIRA
Dinamização: Luana Resende, Rita Carregosa, Tina Gandon e Maria Ribeiro
Parceria: Centro de Artes de Caldas da Rainha, Município de Caldas da Rainha
Local: Prado
Atividade dirigida ao público infantil, para um primeiro contacto com a roda de oleiro.
OFICINA
10:00 – 12:30 e 13:30 – 19:00
DE FIO EM FIO
Dinamização: Teresa Nunes e Fátima Brandão
Parceria: Museu Convento de Lóios, Município de Santa Maria da Feira
Local: Prado
Lotação: 20 pessoas
À descoberta de como é divertido o entrelaçar de fios de trapilho de várias cores ou de lãs grossas ou finas. Com fios e laçadas, nascerá um pequeno “tecido”, tornando o outono mais quentinho!
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA
10:00 – 12:30 e 13:30 – 19:00
FOLHAS DE OUTONO
Dinamização: Ana Santiago, Cristina Silva e Joana Silva
Parceria: Museu do Papel, Município de Santa Maria da Feira
Local: Prado
Lotação: 12 pessoas
Utilizando papel do Museu, os participantes são convidados a criar cadernos ecológicos com decoração de outono. Folhas de papel reciclado serão transformadas em cadernos, em marcadores de livros, e decoradas com folhas das árvores, tão características desta estação do ano!
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINAS
10:00 – 13:00 e 14:00 – 19:00
ESPAÇO AVEIRO – SAL
Dinamização: Andreia Lourenço e Marzia Bruno
Parceria: Município de Aveiro
Local: Prado
Aveiro convida a descobrir um dos elementos mais relevantes do seu património cultural – o sal – através de uma série de estações que exploram, de forma pedagógica e lúdica, este cristal salgado, inscrito no ADN de Aveiro e de Portugal. Neste espaço serão exploradas várias experiências, atelier “O pernilongo Pitada de Sal”, “Roda da Sorte Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024”, “oficina de crachás”, “Trajar de marnoto e salineira” e a instalação “Palheiro”.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
TEATRO DE MARIONETAS
10:30
CAMINHO DO BURRO
Historioscópio – Teatro de Marionetas
Parceria: Município do Porto
Local: Clareira da Presa
Duração: 45 min
M|06
É preciso albardar o burro para ele se meter a caminho. Se não, nunca mais chega ao destino para fazer o que tem de ser feito. Metemos-lhe a albarda no lombo e lá vamos de abalada a um destino que temos na cabeça. Não dizemos nada ao burro, claro.
Ficha Artística
Texto original: Ricardo Alves
Interpretação: Samantha Jesus
Encenação coletiva
Música ao vivo: Romain Valentino
Criação da banda sonora: Laura Felício, Romain Valentino e Telmo Sousa
Cenografia, adereços e marionetas: Nuno Santos e Samantha Jesus
Figurinos: Salete Santos
Produção e comunicação: Nuno Santos
Apoio: República Portuguesa – Cultura, Direção-Geral Artes
VISITA GUIADA
10:30
EXPOSIÇÃO CORPO | uma topografia sonora, de Fernando Mota
Orientação: Joana Veiga
Local: Celeiro e Lagar
Duração: 50 mim
Lotação: 20 pessoas
“CORPO | uma topografia sonora”, de Fernando Mota é uma instalação que cruza e confunde matérias e sons do mundo animal, vegetal e mineral na criação de esculturas sonoras tocadas pelo público. Desenvolvida a partir de materiais naturais recolhidos no Parque de Serralves, a obra funciona como um todo dividido em três partes distintas, cada uma delas representando um espaço cénico no qual o protagonista é o visitante.
Fernando Mota, compositor, músico, performer e artista multidisciplinar. No seu percurso tem vindo a desenvolver uma linguagem multidisciplinar, juntando a música, o teatro, as artes visuais e a poesia na criação de objetos de naturezas diversas como espetáculos, instalações, filmes e edições várias. O seu universo resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas bem como da constante exploração sonora e da construção de instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
RAÇAS AUTÓCTONES
10:30
AULA DO BURRO DE MIRANDA
Parceria: Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino – AEPGA
Local: Passeio da Levada
Duração: 30 min
Lotação: 32 pessoas
A iniciativa pretende dar a conhecer a raça asinina de Miranda, Burro de Miranda, o seu ciclo de vida, cuidados, características e usos, assim como promover e divulgar os valores culturais e naturais do Planalto Mirandês.
A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) é uma organização não governamental de ambiente, criada em 2001, com sede em Atenor, Miranda do Douro (região de Trás-os- Montes). Os seus grandes objetivos são a conservação do Burro de Miranda, bem como do património agrícola, paisagístico e cultural associado a este animal.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
SAÍDA DE CAMPO
10:30
INSETOS
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
SAÍDA DE CAMPO
10:30
AVES
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
JOGO
10:30
JOGO DE TABULEIRO
Dinamização: Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura
Parceria: Município de Braga
Local: Prado
Lotação: 20 pessoas
Público-alvo: maiores de 6 anos
Jogo de tabuleiro à escala humana, que convida à participação numa emocionante viagem no tempo com destino a 2025, ano em que Braga será Capital Portuguesa da Cultura.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
10:30
DEMONSTRAÇÃO DE TECELAGEM DE TRAPO
Dinamização: José Monteiro
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Oportunidade única para assistir ao nascimento de uma tapeçaria de lã, trapo, algodão ou polipropileno através de técnicas ancestrais e em tear de madeira, cuja idade se perdeu no tempo. Serão utilizadas duas técnicas de manufaturação de tapeçaria artesanal, a lisa (batida) e com volume (pompom).
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
JOGOS
10:30 – 18h30
JOGOS TRADICIONAIS E MEDIEVAIS
Parceria: Museu do Brincar, Município de Vagos
Local: Prado
Vasto acervo de jogos tradicionais e medievais, que definem também a identidade do museu, sendo parte da história e das memórias do nosso país.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
VISITA INTERPRETATIVA E PEDDYPAPER
10:30
EXPOSIÇÃO UMA CIDADE INSPIRADA NA NATUREZA
Dinamização: Ana Chaves
Parceria: Município do Porto
Local: Alameda do Prado
Duração: 45 min
Lotação: 15 pessoas
No Porto, uma revolução inspirada na natureza está em pleno curso, unindo inovação,
conhecimento e criatividade para combater as mudanças climáticas de maneira sustentável.
Esta atividade consiste numa visita interpretativa à exposição “Uma cidade inspirada na natureza”, uma oportunidade para descobrir como o Porto está a renaturalizar a cidade, com a exploração de um peddypaper.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA
10:30
BONECAS MARAFONAS
Dinamização: Museu do Brincar
Parceria: Museu do Brincar, Município de Vagos
Local: Prado
Duração: 45 min
Lotação: 25 pessoas
Oficina de construção de Bonecas Marafonas, típicas da região de Monsanto, também
conhecidas por bonecas de cruz, cuja estrutura assenta numa cruz feita com paus, não tendo boca, olhos e nariz.
CIRCO
11:00
CARMIM
Coração nas Mãos
Parceria: Município de Vila do Conde
Local: Jardim Maria Nordman
Duração: 45 min
M|03
Vermelho carmim, cor de sangue, de força, coração, de vida e fogo interior. Circo e infância que alimentam as narrativas e a poesia interior do crescer. Uma homenagem à liberdade, às mulheres de todas as gerações, ao empoderamento feminino.
Ficha Artística
Conceito e criação: Joana Carmo Martins
Música Original: Owl Sound
Texto: Joana Carmo Martins
Cenografia e figurinos: Joana Carmo Martins
Acompanhamento dramatúrgico: Rita Carmo Martins
Desenho e operação de som: André J. Leite
Fotografia: JPedro Martins
Produção e difusão: Coração nas Mãos
Parceiros Institucionais: República Portuguesa – Ministério da Cultura. Projeto Garantir Cultura
Apoio: Câmara Municipal de Vila do Conde, Centro de Memória de Vila do Conde, Estúdio 80 Pilates
RAÇAS AUTÓCTONES
11:00
ANIMAIS NA QUINTA
Orientação: Eliana Barbosa
Local: Estábulos
Duração: 90min
Lotação: 16 pessoas
Uma oportunidade para conhecer as raças autóctones ovinas e bovinas que coabitam a Quinta de Serralves e os cuidados diários e bem-estar destes animais.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
CINEMA
11:00
Nine Earths | 2021
D-Fuse | UK | 27´
Parceria: Boil Climate Festival
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Duração: 27 min
Nine Earths é um documentário ambiental que explora a relação entre os acontecimentos quotidianos e a procura excessiva dos recursos da Terra por parte da humanidade. Misturando os tipos de documentário participativo e observacional, apresenta um mosaico da vida quotidiana, utilizando imagens filmadas por colaboradores de todo o mundo. A obra de arte revela padrões de consumo global através da lente da justiça climática e leva o público numa viagem audiovisual através de vários locais, destacando vozes e histórias individuais.
Nine Earths analisa as relações entre os níveis de consumo dos países e dos indivíduos, as diferenças e semelhanças culturais e a forma como estamos todos inextricavelmente ligados Nine Earths foi desenvolvido em colaboração com investigadores e cientistas de todo o mundo, incluindo o Professor Mark Maslin (University College London), a Professora Julie Doyle, (University of Brighton) e o Professor Kevin Walker (Coventry University). O projeto é uma colaboração entre a D-Fuse e parceiros de todo o mundo, incluindo Metal (Reino Unido), RMIT University (Vietname), Maya Chami (Líbano), Sembilan Matahari (Indonésia), Música Estranha e Multiplicidade (Brasil).
É apoiado pelo programa Creative Commissions do British Council, que é uma série de comissões criativas que exploram as alterações climáticas através da arte, da ciência e da tecnologia digital.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA
11:00 – 12:30
FAZER O MUNDO
Dinamização: Abigail Ascenso
Parceria: Município de Braga
Local: Prado
Lotação: 12 pessoas
Público-alvo: 6 aos 12 anos
De que tamanho é o mundo? É gigante, como a barriga da mãe, quando eu ainda era uma semente, lá dentro? Ou é pequenininho, como um grão de mostarda, que depois de germinar pode crescer até 3 metros de altura? E de que é feito? Quem o habita? Que aspeto teria, se eu o pudesse (re)fazer? Nesta oficina, vamos experimentar o universo das técnicas de impressão.
Desenhar, recortar, colar e fazer a nossa matriz, a partir da qual poderemos imprimir o mundo (re)criado.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
11:00
DEMONSTRAÇÃO DE MARCENARIA TRADICIONAL
Dinamização: Élio Costa
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Esculpir e modelar a madeira requer uma perícia manual, ao alcance apenas daqueles que amam dar forma a pedaços de madeira. Com a madeira tudo é passível de ser construído e as novas tecnologias e ferramentas tornam este ofício mais simplificado. O jovem artesão, esculpindo a madeira com ferramentas mais tradicionais vai dar a conhecer como se faziam artigos de madeira usando apenas ferramentas rudimentares e muito antigas.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
PROJETO
11:00 – 12:00 e 16:00 – 17:00
ECO PORTO – CENTRO PARA A CIRCULARIDADE DA CIDADE DO PORTO
Orientação: Mónica Pinto
Parceria: Município do Porto
Local: Jardim Maria Nordman
Lotação: 10 pessoas por cada demonstração
Sessões de demonstração de reutilização e reparação de eletrodomésticos e de
computadores. Reparação de computadores pelos Recycle Geeks: 28 SET,16:00-17:00
Reparação de equipamento elétrico – candeeiro, pelo Crew – Lipor: 28 SET, 11:00-12:00
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
TEATRO E OFICINA
11:30
A CORÇA
Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho
Parceria: Município de Melgaço
Local: Passeio da Levada
Duração: 60 min
Lotação da oficina: 30 pessoas
M|03
Uma corça mágica, filha de um rei, atravessa o bosque para trazer aos humanos a sabedoria do mundo vegetal. Guiados por ela, explora a regeneração do solo e o ciclo de morte e renascimento, à procura do equilíbrio entre a vida humana e a Terra. No seguimento do espetáculo, realizar-se-á uma oficina de construção de marionetas.
Ficha Artística
Ideia e direção artística: Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho
Textos, dramaturgia, narração: Ana Sofia Paiva
Cenografia, marionetas, ilustrações e interpretação: Margarida Botelho
Criação musical e sonoplastia: Nuno Cintrão
Fotografia: Mário Rainha Campos
Consultoria científica: Biólogo Tiago Monteiro Henriques
Proposta pedagógica: Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho
Coprodução: Comédias do Minho
VISITA INTERPRETATIVA E PEDDYPAPER
11:30
EXPOSIÇÃO UMA CIDADE INSPIRADA NA NATUREZA
Dinamização: Ana Chaves
Parceria: Município do Porto
Local: Alameda do Prado
Duração: 45 min
Lotação: 15 pessoas
No Porto, uma revolução inspirada na natureza está em pleno curso, unindo inovação,
conhecimento e criatividade para combater as mudanças climáticas de maneira sustentável.
Esta atividade consiste numa visita interpretativa à exposição “Uma cidade inspirada na natureza”, uma oportunidade para descobrir como o Porto está a renaturalizar a cidade, com a exploração de um peddypaper.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
11:30
DEMONSTRAÇÃO DE TECELAGEM DE LÃ
Dinamização: José Teles
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Oportunidade única para assistir ao nascimento de uma tapeçaria de lã, trapo, algodão ou polipropileno através de técnicas ancestrais e em tear de madeira, cuja idade se perdeu no tempo. Serão utilizadas duas técnicas de manufaturação de tapeçaria artesanal, a lisa (batida) e com volume (pompom).
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
VISITA GUIADA
11:30
EXPOSIÇÃO CORPO | uma topografia sonora, de Fernando Mota
Orientação: Joana Veiga
Local: Celeiro e Lagar
Duração: 50 mim
Lotação: 20 pessoas
“CORPO | uma topografia sonora”, de Fernando Mota é uma instalação que cruza e confunde matérias e sons do mundo animal, vegetal e mineral na criação de esculturas sonoras tocadas pelo público. Desenvolvida a partir de materiais naturais recolhidos no Parque de Serralves, a obra funciona como um todo dividido em três partes distintas, cada uma delas representando um espaço cénico no qual o protagonista é o visitante.
Fernando Mota, compositor, músico, performer e artista multidisciplinar. No seu percurso tem vindo a desenvolver uma linguagem multidisciplinar, juntando a música, o teatro, as artes visuais e a poesia na criação de objetos de naturezas diversas como espetáculos, instalações, filmes e edições várias. O seu universo resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas bem como da constante exploração sonora e da construção de instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
RAÇAS AUTÓCTONES
11:30
AULA DO BURRO DE MIRANDA
Parceria: Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino – AEPGA
Local: Passeio da Levada
Duração: 30 min
Lotação: 32 pessoas
A iniciativa pretende dar a conhecer a raça asinina de Miranda, Burro de Miranda, o seu ciclo de vida, cuidados, características e usos, assim como promover e divulgar os valores culturais e naturais do Planalto Mirandês.
A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) é uma organização não governamental de ambiente, criada em 2001, com sede em Atenor, Miranda do Douro (região de Trás-os- Montes). Os seus grandes objetivos são a conservação do Burro de Miranda, bem como do património agrícola, paisagístico e cultural associado a este animal.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
SAÍDA DE CAMPO
11:30
INSETOS
Orientação: Floradata
20
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
SAÍDA DE CAMPO
11:30
AVES
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
JOGO
11:45
JOGO DE TABULEIRO
Dinamização: Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura
Parceria: Município de Braga
Local: Prado
Lotação: 20 pessoas
Público-alvo: maiores de 6 anos
Jogo de tabuleiro à escala humana, que convida à participação numa emocionante viagem no tempo com destino a 2025, ano em que Braga será Capital Portuguesa da Cultura.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
CINEMA
12:00
Nine Earths | 2021
D-Fuse | UK | 27´
Parceria: Boil Climate Festival
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Duração: 27 min
Nine Earths é um documentário ambiental que explora a relação entre os acontecimentos quotidianos e a procura excessiva dos recursos da Terra por parte da humanidade. Misturando os tipos de documentário participativo e observacional, apresenta um mosaico da vida quotidiana, utilizando imagens filmadas por colaboradores de todo o mundo. A obra de arte revela padrões de consumo global através da lente da justiça climática e leva o público numa viagem audiovisual através de vários locais, destacando vozes e histórias individuais.
Nine Earths analisa as relações entre os níveis de consumo dos países e dos indivíduos, as diferenças e semelhanças culturais e a forma como estamos todos inextricavelmente ligados Nine Earths foi desenvolvido em colaboração com investigadores e cientistas de todo o mundo, incluindo o Professor Mark Maslin (University College London), a Professora Julie Doyle, (University of Brighton) e o Professor Kevin Walker (Coventry University). O projeto é uma colaboração entre a D-Fuse e parceiros de todo o mundo, incluindo Metal (Reino Unido), RMIT University (Vietname), Maya Chami (Líbano), Sembilan Matahari (Indonésia), Música Estranha e Multiplicidade (Brasil).
É apoiado pelo programa Creative Commissions do British Council, que é uma série de comissões criativas que exploram as alterações climáticas através da arte, da ciência e da tecnologia digital.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
12:00
DEMONSTRAÇÃO DE TESSELARIA
Dinamização: Marco Salzedas
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Os mosaicos são alguns dos vestígios que chegaram da época romana até aos dias de hoje.
Pequenas pedras colocadas com mestria que davam origem a autênticos tapetes decorativos e com variados motivos. Esta oficina vai possibilitar ao público infantil participar e criar o seu próprio azulejo.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
JOGO
12:00 – 19:00
+EFICIENTE +CONSCIENTE
Dinamização: Rita Alonso
Parceria: Município do Porto
Local: Jardim Maria Nordman
Este jogo didático e interativo simula um labirinto gigante e desafia os jogadores para temas relacionados com as alterações climáticas, combustíveis fósseis e energias renováveis, eficiência energética e uso responsável da energia. Pretende, de forma divertida, reforçar a importância do papel de cada um no combate às alterações climáticas.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
MÚSICA
12:15
SAMUEL MARTINS COELHO
Local: Prado
Duração: 60 min
M|06
“EXTINÇÃO”, álbum de Samuel Martins Coelho, explora a crise ambiental e a extinção de espécies através de composições que evocam a fragilidade humana e a natureza. Técnica e emoção criam uma experiência sensorial sobre a preservação ambiental.
Ficha artística
Violino: Samuel Martins Coelho
Bateria: Pedro Gonçalves Oliveira
RAÇAS AUTÓCTONES
12:30
AULA DO BURRO DE MIRANDA
Parceria: Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino – AEPGA
Local: Passeio da Levada
Duração: 30 min
Lotação: 32 pessoas
A iniciativa pretende dar a conhecer a raça asinina de Miranda, Burro de Miranda, o seu ciclo de vida, cuidados, características e usos, assim como promover e divulgar os valores culturais e naturais do Planalto Mirandês.
A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) é uma organização não governamental de ambiente, criada em 2001, com sede em Atenor, Miranda do Douro (região de Trás-os- Montes). Os seus grandes objetivos são a conservação do Burro de Miranda, bem como do património agrícola, paisagístico e cultural associado a este animal.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
SAÍDA DE CAMPO
12:30
INSETOS
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
SAÍDA DE CAMPO
12:30
AVES
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
VISITA GUIADA
12:30
EXPOSIÇÃO CORPO | uma topografia sonora, de Fernando Mota
Orientação: Joana Veiga
Local: Celeiro e Lagar
Duração: 50 mim
Lotação: 20 pessoas
“CORPO | uma topografia sonora”, de Fernando Mota é uma instalação que cruza e confunde matérias e sons do mundo animal, vegetal e mineral na criação de esculturas sonoras tocadas pelo público. Desenvolvida a partir de materiais naturais recolhidos no Parque de Serralves, a obra funciona como um todo dividido em três partes distintas, cada uma delas representando um espaço cénico no qual o protagonista é o visitante.
Fernando Mota, compositor, músico, performer e artista multidisciplinar. No seu percurso tem vindo a desenvolver uma linguagem multidisciplinar, juntando a música, o teatro, as artes visuais e a poesia na criação de objetos de naturezas diversas como espetáculos, instalações, filmes e edições várias. O seu universo resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas bem como da constante exploração sonora e da construção de instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
12:30
DEMONSTRAÇÃO DE CESTARIA FINA DE GONÇALO
Dinamização: Alberto Carvalhinho
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Desde tempos remotos que a população de Gonçalo, no concelho da Guarda, trabalha a verga e o vime, moldando estas matérias-primas nas mais belas formas de arte e que muito recentemente foram a principal fonte económica da vila, evidenciando a Cestaria Fina de Gonçalo por vias mais criativas e artísticas, desde belas peças de arte até ao mobiliário.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
VISITA INTERPRETATIVA E PEDDYPAPER
12:30
EXPOSIÇÃO UMA CIDADE INSPIRADA NA NATUREZA
Dinamização: Ana Chaves
Parceria: Município do Porto
Local: Alameda do Prado
Duração: 45 min
Lotação: 15 pessoas
No Porto, uma revolução inspirada na natureza está em pleno curso, unindo inovação,
conhecimento e criatividade para combater as mudanças climáticas de maneira sustentável.
Esta atividade consiste numa visita interpretativa à exposição “Uma cidade inspirada na natureza”, uma oportunidade para descobrir como o Porto está a renaturalizar a cidade, com a exploração de um peddypaper.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
CINEMA
13:00
OceanXplorers – 1.º Episódio | 2024
James Cameron | UK | 45´
Curadoria da National Geographic em parceria com Boil Climate Festival
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Duração: 45 min
Dos criadores de Blue Planet II e de James Cameron, chega-nos a mais ambiciosa aventura oceânica alguma vez filmada. Em 2019, foi lançado o navio científico mais avançado que o mundo já viu. A bordo, uma equipa de pioneiros, cientistas e realizadores escolhidos a dedo, capazes de descobrir os maiores segredos do nosso oceano.
OFICINA
13:00 – 19:00
OURIÇOS NO OUTONO
Dinamização: Clarisse Rodrigues e Tiago Vieira
Parceria: Amigos Picudos – Associação para a Preservação e Protecção dos Ouriços
Local: Prado
Com a chegada do outono, os ouriços começam a preparar-se para os desafios da estação. A temperatura diminui, é mais difícil encontrar alimento e abrigos, ativando as suas reservas de gordura para sobreviver ao inverno durante a hibernação. Desta oficina resultará a construção de ouriços “folhudos”, recorrendo aos elementos naturais da estação.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
TEATRO DE MARIONETAS
13:15
CAMINHO DO BURRO
Historioscópio – Teatro de Marionetas
Parceria: Município do Porto
Local: Clareira da Presa
Duração: 45 min
M|06
É preciso albardar o burro para ele se meter a caminho. Se não, nunca mais chega ao destino para fazer o que tem de ser feito. Metemos-lhe a albarda no lombo e lá vamos de abalada a um destino que temos na cabeça. Não dizemos nada ao burro, claro.
Ficha Artística
Texto original: Ricardo Alves
Interpretação: Samantha Jesus
Encenação coletiva
Música ao vivo: Romain Valentino
Criação da banda sonora: Laura Felício, Romain Valentino e Telmo Sousa
Cenografia, adereços e marionetas: Nuno Santos e Samantha Jesus
Figurinos: Salete Santos
Produção e comunicação: Nuno Santos
Apoio: República Portuguesa – Cultura, Direção-Geral Artes
TEATRO E OFICINA
13:45
A CORÇA
Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho
Parceria: Município de Melgaço
Local: Passeio da Levada
Duração: 60 min
Lotação da oficina: 30 pessoas
M|03
Uma corça mágica, filha de um rei, atravessa o bosque para trazer aos humanos a sabedoria do mundo vegetal. Guiados por ela, explora a regeneração do solo e o ciclo de morte e renascimento, à procura do equilíbrio entre a vida humana e a Terra.
No seguimento do espetáculo, realizar-se-á uma oficina de construção de marionetas.
Ficha Artística
Ideia e direção artística: Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho
Textos, dramaturgia, narração: Ana Sofia Paiva
Cenografia, marionetas, ilustrações e interpretação: Margarida Botelho
Criação musical e sonoplastia: Nuno Cintrão
Fotografia: Mário Rainha Campos
Consultoria científica: Biólogo Tiago Monteiro Henriques
Proposta pedagógica: Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho
Coprodução: Comédias do Minho
OFICINAS DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
14:00 – 19:00
SABER FAZER EM SERRALVES
CESTARIA
FELTRAGEM
Local: Prado
As atividades de experimentação pensadas pelo Saber Fazer permitem ao público o contacto com as técnicas de manufatura de pequena escala, de forma prática e descontraída, proporcionando momentos de aprendizagem e descoberta. Estas atividades são orientadas por artesãos e profissionais.
A CESTARIA
Experimentação das técnicas de cestaria em vime, da qual resultará um cesto em vime.
A FELTRAGEM
Experimentação da técnica de feltragem com água e sabão.
Estas atividades repetem-se no domingo no mesmo horário.
RAÇAS AUTÓCTONES
14:00
ANIMAIS NA QUINTA
Orientação: Eliana Barbosa
Local: Estábulos
Duração: 90min
Lotação: 16 pessoas
Uma oportunidade para conhecer as raças autóctones ovinas e bovinas que coabitam a Quinta de Serralves e os cuidados diários e bem-estar destes animais.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
CINEMA
14:00
Nine Earths | 2021
D-Fuse | UK | 27´
Parceria: Boil Climate Festival
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Duração: 27 min
Nine Earths é um documentário ambiental que explora a relação entre os acontecimentos quotidianos e a procura excessiva dos recursos da Terra por parte da humanidade. Misturando os tipos de documentário participativo e observacional, apresenta um mosaico da vida quotidiana, utilizando imagens filmadas por colaboradores de todo o mundo. A obra de arte revela padrões de consumo global através da lente da justiça climática e leva o público numa viagem audiovisual através de vários locais, destacando vozes e histórias individuais.
Nine Earths analisa as relações entre os níveis de consumo dos países e dos indivíduos, as diferenças e semelhanças culturais e a forma como estamos todos inextricavelmente ligados Nine Earths foi desenvolvido em colaboração com investigadores e cientistas de todo o mundo, incluindo o Professor Mark Maslin (University College London), a Professora Julie Doyle, (University of Brighton) e o Professor Kevin Walker (Coventry University). O projeto é uma colaboração entre a D-Fuse e parceiros de todo o mundo, incluindo Metal (Reino Unido), RMIT University (Vietname), Maya Chami (Líbano), Sembilan Matahari (Indonésia), Música Estranha e Multiplicidade (Brasil).
É apoiado pelo programa Creative Commissions do British Council, que é uma série de comissões criativas que exploram as alterações climáticas através da arte, da ciência e da tecnologia digital.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
MÚSICA
14:15
SURSUM CORDA
(através de tudo)
Fernando Mota
Local: Clareira da Presa
Duração: 45 min
M|06
Espetáculo multidisciplinar. Utiliza a escuta, o silêncio e o sobressalto como momentos de questionamento do ritmo quotidiano e os elementos naturais como matéria-prima de um objeto que dialoga com as dimensões do ser humano: espírito, alma e corpo.
Ficha artística
Direção Artística e Interpretação: Fernando Mota
Desenho de Som e Eletrónica: José Grossinho
Voz dos Instrumentos: Teresa Melo Campos
Coordenação e Produção: Violeta Mandillo
Fotografias: Inês Sambas
Residência: Musibéria
Coprodução: A Caravana, Artemrede, Câmara Municipal do Seixal, Cendrev (Évora), Centro de Arte de
Ovar, Centro de Artes Águeda, Cineteatro Alba (Albergaria-a-Velha), FIMFA, Teatro Aveirense, Teatro das
Figuras (Faro), Teatro José Lúcio da Silva (Leiria)
VISITA GUIADA
14:30
EXPOSIÇÃO CORPO | uma topografia sonora, de Fernando Mota
Orientação: Joana Veiga
Local: Celeiro e Lagar
Duração: 50 mim
Lotação: 20 pessoas
“CORPO | uma topografia sonora”, de Fernando Mota é uma instalação que cruza e confunde matérias e sons do mundo animal, vegetal e mineral na criação de esculturas sonoras tocadas pelo público. Desenvolvida a partir de materiais naturais recolhidos no Parque de Serralves, a obra funciona como um todo dividido em três partes distintas, cada uma delas representando um espaço cénico no qual o protagonista é o visitante.
Fernando Mota, compositor, músico, performer e artista multidisciplinar. No seu percurso tem vindo a desenvolver uma linguagem multidisciplinar, juntando a música, o teatro, as artes visuais e a poesia na criação de objetos de naturezas diversas como espetáculos, instalações, filmes e edições várias. O seu universo resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas bem como da constante exploração sonora e da construção de instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
SAÍDA DE CAMPO
14:30
ÁRVORES E ARBUSTOS
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
SAÍDA DE CAMPO
14:30
LÍQUENES
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
VISITA INTERPRETATIVA E PEDDYPAPER
14:30
EXPOSIÇÃO UMA CIDADE INSPIRADA NA NATUREZA
Dinamização: Ana Chaves
Parceria: Município do Porto
Local: Alameda do Prado
Duração: 45 min
Lotação: 15 pessoas
No Porto, uma revolução inspirada na natureza está em pleno curso, unindo inovação,
conhecimento e criatividade para combater as mudanças climáticas de maneira sustentável.
Esta atividade consiste numa visita interpretativa à exposição “Uma cidade inspirada na natureza”, uma oportunidade para descobrir como o Porto está a renaturalizar a cidade, com a exploração de um peddypaper.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
MÚSICA
15:00
SAMBA SEM FRONTEIRAS
Local: Prado
Duração: 60 min
M|06
28
Samba Sem Fronteiras acontece para manter viva a chama de uma música que nasce para celebrar a vida e, mesmo diante das dificuldades, reinventar a alegria. Cantam para tornar mais alegres e especiais as histórias das pessoas com que se cruzam.
Ficha artística
Voz e percussão: Luca Argel
Percussão: Saulo Giovannini
Pandeiro: Frankão
Cavaquinho e voz: Sérgio Guri
Violão 7 cordas e voz: Felipe Vargas
Percussão: Felipe Bastos
RAÇAS AUTÓCTONES
15:00
AULA DO BURRO DE MIRANDA
Parceria: Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino – AEPGA
Local: Passeio da Levada
Duração: 30 min
Lotação: 32 pessoas
A iniciativa pretende dar a conhecer a raça asinina de Miranda, Burro de Miranda, o seu ciclo de vida, cuidados, características e usos, assim como promover e divulgar os valores culturais e naturais do Planalto Mirandês.
A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) é uma organização não governamental de ambiente, criada em 2001, com sede em Atenor, Miranda do Douro (região de Trás-os- Montes). Os seus grandes objetivos são a conservação do Burro de Miranda, bem como do património agrícola, paisagístico e cultural associado a este animal.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
CINEMA
15:00
Nine Earths | 2021
D-Fuse | UK | 27´
Parceria: Boil Climate Festival
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Duração: 27 min
Nine Earths é um documentário ambiental que explora a relação entre os acontecimentos quotidianos e a procura excessiva dos recursos da Terra por parte da humanidade. Misturando os tipos de documentário participativo e observacional apresenta um mosaico da vida quotidiana, utilizando imagens filmadas por colaboradores de todo o mundo. A obra de arte revela padrões de consumo global através da lente da justiça climática e leva o público numa viagem audiovisual através de vários locais, destacando vozes e histórias individuais.
Nine Earths analisa as relações entre os níveis de consumo dos países e dos indivíduos, as diferenças e semelhanças culturais e a forma como estamos todos inextricavelmente ligados Nine Earths foi desenvolvido em colaboração com investigadores e cientistas de todo o mundo, incluindo o Professor Mark Maslin (University College London), a Professora Julie Doyle, (University of Brighton) e o Professor Kevin Walker (Coventry University). O projeto é uma colaboração entre a D-Fuse e parceiros de todo o mundo, incluindo Metal (Reino Unido), RMIT University (Vietname), Maya Chami (Líbano), Sembilan Matahari (Indonésia), Música Estranha e Multiplicidade (Brasil).
É apoiado pelo programa Creative Commissions do British Council, que é uma série de comissões criativas que exploram as alterações climáticas através da arte, da ciência e da tecnologia digital.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA
15:00 – 16:00
AS CORES DO OUTONO
Dinamização: Dina Sachse
Parceria: Município de Braga
Local: Prado
Lotação: 20 pessoas
Público-alvo: 6 aos 10 anos
A oficina convida-nos a visitar o outono, os animais que nos lembram esta estação do ano, as cores das folhas nas árvores, as formas como a Natureza se revela, para ilustrar, cortar, dobrar, colar e construir um fantástico pop-up!
JOGO
15:00
JOGO DE TABULEIRO
Dinamização: Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura
Parceria: Município de Braga
Local: Prado
Lotação: 20 pessoas
Público-alvo: maiores de 6 anos
Jogo de tabuleiro à escala humana, que convida à participação numa emocionante viagem no tempo com destino a 2025, ano em que Braga será Capital Portuguesa da Cultura.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
15:00
DEMONSTRAÇÃO DE TECELAGEM DE TRAPO
Dinamização: José Monteiro
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Oportunidade única para assistir ao nascimento de uma tapeçaria de lã, trapo, algodão ou polipropileno através de técnicas ancestrais e em tear de madeira, cuja idade se perdeu no tempo. Serão utilizadas duas técnicas de manufaturação de tapeçaria artesanal, a lisa (batida) e com volume (pompom).
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
VISITA GUIADA
15:30
EXPOSIÇÃO CORPO | uma topografia sonora, de Fernando Mota
Orientação: Joana Veiga
Local: Celeiro e Lagar
Duração: 50 mim
Lotação: 20 pessoas
“CORPO | uma topografia sonora”, de Fernando Mota é uma instalação que cruza e confunde matérias e sons do mundo animal, vegetal e mineral na criação de esculturas sonoras tocadas pelo público. Desenvolvida a partir de materiais naturais recolhidos no Parque de Serralves, a obra funciona como um todo dividido em três partes distintas, cada uma delas representando um espaço cénico no qual o protagonista é o visitante.
Fernando Mota, compositor, músico, performer e artista multidisciplinar. No seu percurso tem vindo a desenvolver uma linguagem multidisciplinar, juntando a música, o teatro, as artes visuais e a poesia na criação de objetos de naturezas diversas como espetáculos, instalações, filmes e edições várias. O seu universo resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas bem como da constante exploração sonora e da construção de instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
SAÍDA DE CAMPO
15:30
ÁRVORES E ARBUSTOS
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
SAÍDA DE CAMPO
15:30
LÍQUENES
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
VISITA INTERPRETATIVA E PEDDYPAPER
15:30
EXPOSIÇÃO UMA CIDADE INSPIRADA NA NATUREZA
Dinamização: Ana Chaves
Parceria: Município do Porto
Local: Alameda do Prado
Duração: 45 min
Lotação: 15 pessoas
No Porto, uma revolução inspirada na natureza está em pleno curso, unindo inovação, conhecimento e criatividade para combater as mudanças climáticas de maneira sustentável.
Esta atividade consiste numa visita interpretativa à exposição “Uma cidade inspirada na natureza”, uma oportunidade para descobrir como o Porto está a renaturalizar a cidade, com a exploração de um peddypaper.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
15:30
DEMONSTRAÇÃO DE MARCENARIA TRADICIONAL
Dinamização: Élio Costa
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Esculpir e modelar a madeira requer uma perícia manual, ao alcance apenas daqueles que amam dar forma a pedaços de madeira. Com a madeira tudo é passível de ser construído e as novas tecnologias e ferramentas tornam este ofício mais simplificado. O jovem artesão, esculpindo a madeira com ferramentas mais tradicionais vai dar a conhecer como se faziam artigos de madeira usando apenas ferramentas rudimentares e muito antigas.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
RAÇAS AUTÓCTONES
16:00
ANIMAIS NA QUINTA
Orientação: Eliana Barbosa
Local: Estábulos
Duração: 90min
Lotação: 16 pessoas
Uma oportunidade para conhecer as raças autóctones ovinas e bovinas que coabitam a Quinta de Serralves e os cuidados diários e bem-estar destes animais.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
RAÇAS AUTÓCTONES
16:00
AULA DO BURRO DE MIRANDA
Parceria: Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino – AEPGA
Local: Passeio da Levada
Duração: 30 min
Lotação: 32 pessoas
A iniciativa pretende dar a conhecer a raça asinina de Miranda, Burro de Miranda, o seu ciclo de vida, cuidados, características e usos, assim como promover e divulgar os valores culturais e naturais do Planalto Mirandês.
A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) é uma organização não governamental de ambiente, criada em 2001, com sede em Atenor, Miranda do Douro (região de Trás-os- Montes). Os seus grandes objetivos são a conservação do Burro de Miranda, bem como do património agrícola, paisagístico e cultural associado a este animal.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
CIRCO
16:00
BACK2CLASSICS
Planeta Trampolí
Local: Prado
Duração: 40 min
M|03
Um espetáculo de trampolim familiar combina o circo clássico com dança urbana, música e turntablism. Apresentando acrobacias dinâmicas e humor, oferece uma visão fresca e poética do trampolim, transformando-o com ritmo e criatividade.
Ficha Artística
Ideia Original e Interpretação: Angel de Miguel Garcia
Direção: Planeta Trampolí
Figurinos: Maria Teresa Garcia Mayor, La Cosette Mataró
Cenografia: Planeta Trampolí, Benet Jofre
Agradecimentos: Amaya Minguez Rosa Forteza, Alejandro Navarro, Guillermo Aranzana Jordi Mas
CINEMA
16:00
Nine Earths | 2021
D-Fuse | UK | 27´
Parceria: Boil Climate Festival
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Duração: 27 min
Nine Earths é um documentário ambiental que explora a relação entre os acontecimentos quotidianos e a procura excessiva dos recursos da Terra por parte da humanidade. Misturando os tipos de documentário participativo e observacional, apresenta um mosaico da vida quotidiana, utilizando imagens filmadas por colaboradores de todo o mundo. A obra de arte revela padrões de consumo global através da lente da justiça climática e leva o público numa viagem audiovisual através de vários locais, destacando vozes e histórias individuais.
Nine Earths analisa as relações entre os níveis de consumo dos países e dos indivíduos, as diferenças e semelhanças culturais e a forma como estamos todos inextricavelmente ligados Nine Earths foi desenvolvido em colaboração com investigadores e cientistas de todo o mundo, incluindo o Professor Mark Maslin (University College London), a Professora Julie Doyle, (University of Brighton) e o Professor Kevin Walker (Coventry University). O projeto é uma colaboração entre a D-Fuse e parceiros de todo o mundo, incluindo Metal (Reino Unido), RMIT University (Vietname), Maya Chami (Líbano), Sembilan Matahari (Indonésia), Música Estranha e Multiplicidade (Brasil).
É apoiado pelo programa Creative Commissions do British Council, que é uma série de comissões criativas que exploram as alterações climáticas através da arte, da ciência e da tecnologia digital.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
16:00
DEMONSTRAÇÃO DE TECELAGEM DE LÃ
Dinamização: José Teles
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Oportunidade única para assistir ao nascimento de uma tapeçaria de lã, trapo, algodão ou polipropileno através de técnicas ancestrais e em tear de madeira, cuja idade se perdeu no tempo. Serão utilizadas duas técnicas de manufaturação de tapeçaria artesanal, a lisa (batida) e com volume (pompom).
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA
16:00
MUSEU PORTÁTIL – CRIA O TEU PRÓPRIO MUSEU
Dinamização: Museu do Brincar
Parceria: Museu do Brincar, Município de Vagos
Local: Prado
Duração: 60 min
Lotação: 25 pessoas
O Museu Portátil, projeto do Museu do Brincar, leva algumas das suas coleções para fora de portas. Portátil e com um formato invulgar, dentro de uma mala, este museu pequenino viaja por todo o país entre escolas, bibliotecas, pediatrias e dá a conhecer as suas exposições, histórias e objetos.
JOGO
16:15
JOGO DE TABULEIRO
Dinamização: Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura
Parceria: Município de Braga
Local: Prado
Lotação: 20 pessoas
Público-alvo: maiores de 6 anos
Jogo de tabuleiro à escala humana, que convida à participação numa emocionante viagem no tempo com destino a 2025, ano em que Braga será Capital Portuguesa da Cultura.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
VISITA GUIADA
16:30
EXPOSIÇÃO CORPO | uma topografia sonora, de Fernando Mota
Orientação: Joana Veiga
Local: Celeiro e Lagar
Duração: 50 mim
Lotação: 20 pessoas
“CORPO | uma topografia sonora”, de Fernando Mota é uma instalação que cruza e confunde matérias e sons do mundo animal, vegetal e mineral na criação de esculturas sonoras tocadas pelo público. Desenvolvida a partir de materiais naturais recolhidos no Parque de Serralves, a obra funciona como um todo dividido em três partes distintas, cada uma delas representando um espaço cénico no qual o protagonista é o visitante.
Fernando Mota, compositor, músico, performer e artista multidisciplinar. No seu percurso tem vindo a desenvolver uma linguagem multidisciplinar, juntando a música, o teatro, as artes visuais e a poesia na criação de objetos de naturezas diversas como espetáculos, instalações, filmes e edições várias. O seu universo resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas bem como da constante exploração sonora e da construção de instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
SAÍDA DE CAMPO
16:30
ÁRVORES E ARBUSTOS
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
SAÍDA DE CAMPO
16:30
LÍQUENES
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
TEATRO E OFICINA
16:30
A CORÇA
Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho
Parceria: Município de Melgaço
Local: Passeio da Levada
Duração: 60 min
Lotação da oficina: 30 pessoas
M|03
Uma corça mágica, filha de um rei, atravessa o bosque para trazer aos humanos a sabedoria do mundo vegetal. Guiados por ela, explora a regeneração do solo e o ciclo de morte e renascimento, à procura do equilíbrio entre a vida humana e a Terra.
No seguimento do espetáculo, realizar-se-á uma oficina de construção de marionetas.
Ficha Artística
Ideia e direção artística: Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho
Textos, dramaturgia, narração: Ana Sofia Paiva
Cenografia, marionetas, ilustrações e interpretação: Margarida Botelho
Criação musical e sonoplastia: Nuno Cintrão
Fotografia: Mário Rainha Campos
Consultoria científica: Biólogo Tiago Monteiro Henriques
Proposta pedagógica: Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho
Coprodução: Comédias do Minho
VISITA INTERPRETATIVA E PEDDYPAPER
16:30
EXPOSIÇÃO UMA CIDADE INSPIRADA NA NATUREZA
Dinamização: Ana Chaves
Parceria: Município do Porto
Local: Alameda do Prado
Duração: 45 min
Lotação: 15 pessoas
No Porto, uma revolução inspirada na natureza está em pleno curso, unindo inovação, conhecimento e criatividade para combater as mudanças climáticas de maneira sustentável.
Esta atividade consiste numa visita interpretativa à exposição “Uma cidade inspirada na natureza”, uma oportunidade para descobrir como o Porto está a renaturalizar a cidade, com a exploração de um peddypaper.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
16:30
DEMONSTRAÇÃO DE TESSELARIA
Dinamização: Marco Salzedas
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Os mosaicos são alguns dos vestígios que chegaram da época romana até aos dias de hoje. Pequenas pedras colocadas com mestria que davam origem a autênticos tapetes decorativos e com variados motivos. Esta oficina vai possibilitar ao público infantil participar e criar o seu próprio azulejo.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
PERFORMANCE
17:00
EUREZA
Hipótese Contínua, Associação Cultural
Local: Clareira da Presa
Duração: 30 min
M|03
Raízes na terra, cabeças no ar. Entram pela cabeça, raízes como neurónios, invadem o corpo e nele criam-se jardins. Nos corações acontecem fenómenos, pensamentos que se afetam, soprados pelo vento, mergulhando na corrente, e dissipando-se no ar.
Ficha Artística
Ideia original e direção artística: Cláudia Nóvoa
Interpretação e cocriação: Pedro Matias
Música original e interpretação: Gonçalo Naia
Figurinos e execução: Rita Olivença
Imagem gráfica: Joana da Matta
Registo fotográfico: Susana Chicó
Registo vídeo: Part_time_filmmakers
Produção: Hipótese contínua
Coprodução: Teatro Ribeiro Conceição e Teatro Cine de Gouveia
Apoios: Mosteiro de Landim
CINEMA
17:00
OceanXplorers – 1º e 2.º Episódio | 2024
James Cameron | UK | 90´
Curadoria da National Geographic em parceria com Boil Climate Festival
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Duração: 90 min
Dos criadores de Blue Planet II e de James Cameron, chega-nos a mais ambiciosa aventura oceânica alguma vez filmada. Em 2019, foi lançado o navio científico mais avançado que o mundo já viu. A bordo, uma equipa de pioneiros, cientistas e realizadores escolhidos a dedo, capazes de descobrir os maiores segredos do nosso oceano.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
17:00
DEMONSTRAÇÃO DE CESTARIA FINA DE GONÇALO
Dinamização: Alberto Carvalhinho
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Desde tempos remotos que a população de Gonçalo, no concelho da Guarda, trabalha a verga e o vime, moldando estas matérias-primas nas mais belas formas de arte e que muito recentemente foram a principal fonte económica da vila, evidenciando a Cestaria Fina de Gonçalo por vias mais criativas e artísticas, desde belas peças de arte até ao mobiliário.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
RAÇAS AUTÓCTONES
17:00
AULA DO BURRO DE MIRANDA
Parceria: Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino – AEPGA
Local: Passeio da Levada
Duração: 30 min
Lotação: 32 pessoas
A iniciativa pretende dar a conhecer a raça asinina de Miranda, Burro de Miranda, o seu ciclo de vida, cuidados, características e usos, assim como promover e divulgar os valores culturais e naturais do Planalto Mirandês.
A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) é uma organização não governamental de ambiente, criada em 2001, com sede em Atenor, Miranda do Douro (região de Trás-os- Montes). Os seus grandes objetivos são a conservação do Burro de Miranda, bem como do património agrícola, paisagístico e cultural associado a este animal.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
SAÍDA DE CAMPO
17:00
ANFÍBIOS
Orientação: CIIMAR
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
MÚSICA
17:15
ANA LUA CAIANO
Local: Prado
Duração: 60 min
M|06
Ana Lua Caiano explora a fusão musical, através da junção da música tradicional portuguesa com música eletrónica, criando melodias que remetem para a tradição, numa união com sintetizadores, beat-machines e sons retirados do quotidiano.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
17:30
DEMONSTRAÇÃO DE TECELAGEM DE TRAPO
Dinamização: José Monteiro
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Oportunidade única para assistir ao nascimento de uma tapeçaria de lã, trapo, algodão ou polipropileno através de técnicas ancestrais e em tear de madeira, cuja idade se perdeu no tempo. Serão utilizadas duas técnicas de manufaturação de tapeçaria artesanal, a lisa (batida) e com volume (pompom).
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
VISITA GUIADA
17:30
EXPOSIÇÃO CORPO | uma topografia sonora, de Fernando Mota
Orientação: Joana Veiga
Local: Celeiro e Lagar
Duração: 50 mim
Lotação: 20 pessoas
“CORPO | uma topografia sonora”, de Fernando Mota é uma instalação que cruza e confunde matérias e sons do mundo animal, vegetal e mineral na criação de esculturas sonoras tocadas pelo público. Desenvolvida a partir de materiais naturais recolhidos no Parque de Serralves, a obra funciona como um todo dividido em três partes distintas, cada uma delas representando um espaço cénico no qual o protagonista é o visitante.
Fernando Mota, compositor, músico, performer e artista multidisciplinar. No seu percurso tem vindo a desenvolver uma linguagem multidisciplinar, juntando a música, o teatro, as artes visuais e a poesia na criação de objetos de naturezas diversas como espetáculos, instalações, filmes e edições várias. O seu universo resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas bem como da constante exploração sonora e da construção de instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
18:00
DEMONSTRAÇÃO DE MARCENARIA TRADICIONAL
Dinamização: Élio Costa
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Esculpir e modelar a madeira requer uma perícia manual, ao alcance apenas daqueles que amam dar forma a pedaços de madeira. Com a madeira tudo é passível de ser construído e as novas tecnologias e ferramentas tornam este ofício mais simplificado. O jovem artesão, esculpindo a madeira com ferramentas mais tradicionais vai dar a conhecer como se faziam artigos de madeira usando apenas ferramentas rudimentares e muito antigas.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
SAÍDA DE CAMPO
18:00
ANFÍBIOS
Orientação: CIIMAR
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
CIRCO
18:15
CARMIM
Coração nas Mãos
Parceria: Município de Vila do Conde
Local: Jardim Maria Nordman
Duração: 45 min
M|03
Vermelho carmim, cor de sangue, de força, coração, de vida e fogo interior. Circo e infância que alimentam as narrativas e a poesia interior do crescer. Uma homenagem à liberdade, às mulheres de todas as gerações, ao empoderamento feminino.
Ficha Artística
Conceito e criação: Joana Carmo Martins
Música Original: Owl Sound
Texto: Joana Carmo Martins
Cenografia e figurinos: Joana Carmo Martins
Acompanhamento dramatúrgico: Rita Carmo Martins
Desenho e operação de som: André J. Leite
Fotografia: JPedro Martins
Produção e difusão: Coração nas Mãos
Parceiros Institucionais: República Portuguesa – Ministério da Cultura. Projeto Garantir Cultura
Apoio: Câmara Municipal de Vila do Conde, Centro de Memória de Vila do Conde, Estúdio 80 Pilates
MÚSICA
18:15
SURSUM CORDA
(através de tudo)
Fernando Mota
Local: Clareira da Presa
Duração: 45 min
M|06
39
Espetáculo multidisciplinar. Utiliza a escuta, o silêncio e o sobressalto como momentos de questionamento do ritmo quotidiano e os elementos naturais como matéria-prima de um objeto que dialoga com as dimensões do ser humano: espírito, alma e corpo.
Ficha artística
Direção Artística e Interpretação: Fernando Mota
Desenho de Som e Eletrónica: José Grossinho
Voz dos Instrumentos: Teresa Melo Campos
Coordenação e Produção: Violeta Mandillo
Fotografias: Inês Sambas
Residência: Musibéria
Coprodução: A Caravana, Artemrede, Câmara Municipal do Seixal, Cendrev (Évora), Centro de Arte de
Ovar, Centro de Artes Águeda, Cineteatro Alba (Albergaria-a-Velha), FIMFA, Teatro Aveirense, Teatro das
Figuras (Faro), Teatro José Lúcio da Silva (Leiria)
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
18:30
DEMONSTRAÇÃO DE TECELAGEM DE LÃ
Dinamização: José Teles
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Oportunidade única para assistir ao nascimento de uma tapeçaria de lã, trapo, algodão ou polipropileno através de técnicas ancestrais e em tear de madeira, cuja idade se perdeu no tempo. Serão utilizadas duas técnicas de manufaturação de tapeçaria artesanal, a lisa (batida) e com volume (pompom).
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
DOMINGO
WORKSHOP
10:00 – 12:00
UM MERGULHO ELETRIZANTE NO CONHECIMENTO
Orientação: Isabel Gonçalves e João Bandeira
Parceria: Município do Porto
Local: Jardim Maria Nordman
Um conjunto de experiências interativas para exploração sobre o ciclo da água e a sua
distribuição no planeta. A energia vai estar presente, e de forma eletrizante, vai realçar a importância da transição energética e aposta num consumo de energia mais eficiente e sustentável.
Esta atividade repete-se no domingo no mesmo horário.
OFICINA
10:00 – 12:30
OUTONO CRIATIVO: ARTES E SEMENTES
PLANTA O NABO
Dinamização: Divisão de Desenvolvimento Educativo
Parceria: Município de Gondomar
Local: Prado
Oficinas de expressão plástica, inspiradas no outono, possibilitando o contacto com os diferentes produtos típicos do Município de Gondomar.
PROJETOS
10:00 – 16:30
ADOTA UM AMIGO
Parceria: Centro de Recolha Oficial de Animais, Município do Porto
Local: Estábulos
O Centro Oficial de Recolha de Animais do Porto (CROA) diariamente resgata, cuida e prepara dezenas de amigos de quatro patas para se tornarem um elemento da família. Estes amigos de quatro patas procuram uma família que lhe dê segurança, conforto e carinho. Adotar um animal de companhia no CROA, é fácil e já incluiu a colocação e registo da identificação eletrónica (chip), a esterilização, a vacinação e desparasitação interna e externa à data da adoção.
OFICINA
10:00-12:00 e 14:00-18:00
DIATOMÁCEAS: DA CIÊNCIA À ARTE
Dinamizadores: Laura Guimarães, Marina Dolbeth, Raquel Pinto, Marco Sousa e Loreto Garcia
Parceria: Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – CIIMAR
Local: Prado
Diatomáceas são algas unicelulares aquáticas. São um dos maiores e mais diversos grupos de organismos da Terra e abundantes também no Parque. São excelentes indicadores da qualidade da água, ajudando a detetar efeitos da poluição química e das alterações climáticas. Têm formas muito variadas com ornamentações que têm inspirado várias áreas, da nanomecânica à arte. A oficina será uma oportunidade para conhecer as diatomáceas do Parque, desde o método de colheita à observação microscópica.
OFICINA
10:00 – 12:30 e 13:30 – 16:30
DIÁRIO DA SUSTENTABILIDADE – UMA AÇÃO POR DIA, A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
Dinamização: Válter Silva e Susana Ferreira
Parceria: Município de Ponte de Lima
Local: Prado
A oficina convida à realização de várias atividades do “Diário da Sustentabilidade”, tais como: ciclo de vida das plantas; folhas e flores secas; ciclo da água; o que é a camuflagem?; idade das árvores; brinquedos ecológicos; outras. O “Diário da Sustentabilidade – Uma Ação por Dia, a Caminho da Sustentabilidade” pretende estimular a mudança de mentalidade e comportamentos, no nosso dia a dia, com a adoção de um estilo de vida mais saudável e equilibrado, com destaque para alguns projetos e ações que Ponte de Lima tem vindo a desenvolver no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
OFICINA
10: 00 – 12:30 e 14:00 – 19:00
PINTURA DE GALOS
Dinamização: Paula Araújo e Filipa Lopes
Parceria: Município de Barcelos
Local: Prado
Oficina assente nas técnicas tradicionais da cultura portuguesa, que tem como objetivo a pintura de galos de Barcelos de cerâmica.
JOGOS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
10:00 – 13:00 e 15:00 – 18:00
RECICLAR A BRINCAR
Dinamização: Sofia Megre
Parceria: Empresa Municipal Ambiental do Porto
Local: Alameda do Prado
Lotação: 10 pessoas
Público-alvo: crianças dos 3 aos 10 anos
Jogos para aprender a reciclar, responder e entender, correr e saltar, trabalhar em equipa e brincar e criar!
Construção da Árvore da Reciclagem, uma escultura surpresa, onde passo a passo, cada família vai criando e tornando a árvore mais completa e tudo com apenas resíduos reciclados.
OFICINA
10:00 – 13:00 e 14:00 – 19:00
OFICINA DE COSTURA
Dinamização: Cristina Martins
Parceria: Município de Viana do Castelo
Local: Prado
Oficina de criação de objetos e acessórios (porta-chaves em bolsa, bijuteria, outros), tendo como matéria-prima os lenços regionais de Viana do Castelo!
OFICINA
10:00 – 13:00 e 14:00 – 19:00
OFICINA DE COSTURA E BORDADO
Dinamização: Anabela Viana
Parceria: Município de Viana do Castelo
Local: Prado
Oficina de costura com os lenços regionais de Viana do Castelo e T-shirts bordadas à mão.
OFICINA
10:00 – 13:30 e 14:30 – 17:00
ANIMAIS EM CARTÃO
Dinamização: Sofia Tavares
Parceria: Município de São João da Madeira
Local: Prado
No Parque do rio Ul habitam vários animais como o coelho, a raposa, a coruja, a rã, entre outros. Recorrendo a materiais naturais do nosso Parque e a restos de materiais da indústria têxtil do nosso município, vamos descobrir e melhor conhecer alguns destes animais reproduzindo-os tendo como base a reutilização de rolos de cartão.
OFICINA
10:00 – 12:30 e 13:30 – 19:00
DE FIO EM FIO
Dinamização: Teresa Nunes e Fátima Brandão
Parceria: Museu Convento de Lóios, Município de Santa Maria da Feira
Local: Prado
Lotação: 20 pessoas
À descoberta de como é divertido o entrelaçar de fios de trapilho de várias cores ou de lãs grossas ou finas. Com fios e laçadas, nascerá um pequeno “tecido”, tornando o outono mais quentinho!
OFICINA
10:00 – 12:30 e 13:30 – 19:00
FOLHAS DE OUTONO
Dinamização: Ana Santiago, Cristina Silva e Joana Silva
Parceria: Museu do Papel, Município de Santa Maria da Feira
Local: Prado
Lotação: 12 pessoas
Utilizando papel do Museu, os participantes são convidados a criar cadernos ecológicos com decoração de outono. Folhas de papel reciclado serão transformadas em cadernos, em marcadores de livros, e decoradas com folhas das árvores, tão características desta estação do ano!
OFICINAS
10:00 – 13:00 e 14:00 – 19:00
ESPAÇO AVEIRO – SAL
Dinamização: Andreia Lourenço e Marzia Bruno
Parceria: Município de Aveiro
Local: Prado
Aveiro convida a descobrir um dos elementos mais relevantes do seu património cultural – o sal – através de uma série de estações que exploram, de forma pedagógica e lúdica, este cristal salgado, inscrito no ADN de Aveiro e de Portugal. Neste espaço serão exploradas várias experiências, atelier “O pernilongo Pitada de Sal”, “Roda da Sorte Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024”, “oficina de crachás”, “Trajar de marnoto e salineira” e a instalação “Palheiro”.
OFICINA
10:00 – 13:30 e 15:00 – 19:00
QUÍMICA DAS CORES DE OUTONO
Dinamização: Gabriela Silva e Paula Alves
Parceria: Município de Ovar
Local: Prado
Com a chegada do outono, as árvores começam a preparar-se para guardar todos os nutrientes e minerais que precisam para aguentar o frio do Inverno. As folhas guardam mistérios dentro das suas células que nós podemos observar através das cores que vão adquirindo. Vem explorar estes tesouros celulares e perceber a magia das cores do outono.
RAÇAS AUTÓCTONES
10:30
AULA DO BURRO DE MIRANDA
Parceria: Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino – AEPGA
Local: Passeio da Levada
Duração: 30 min
Lotação: 32 pessoas
A iniciativa pretende dar a conhecer a raça asinina de Miranda, Burro de Miranda, o seu ciclo de vida, cuidados, características e usos, assim como promover e divulgar os valores culturais e naturais do Planalto Mirandês.
A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) é uma organização não governamental de ambiente, criada em 2001, com sede em Atenor, Miranda do Douro (região de Trás-os-Montes). Os seus grandes objetivos são a conservação do Burro de Miranda, bem como do património agrícola, paisagístico e cultural associado a este animal.
VISITA GUIADA
10:30
EXPOSIÇÃO CORPO | uma topografia sonora, de Fernando Mota
Orientação: Joana Veiga
Local: Celeiro e Lagar
Duração: 50 mim
Lotação: 20 pessoas
“CORPO | uma topografia sonora”, de Fernando Mota é uma instalação que cruza e confunde matérias e sons do mundo animal, vegetal e mineral na criação de esculturas sonoras tocadas pelo público. Desenvolvida a partir de materiais naturais recolhidos no Parque de Serralves, a obra funciona como um todo dividido em três partes distintas, cada uma delas representando um espaço cénico no qual o protagonista é o visitante.
Fernando Mota, compositor, músico, performer e artista multidisciplinar. No seu percurso tem vindo a desenvolver uma linguagem multidisciplinar, juntando a música, o teatro, as artes visuais e a poesia na criação de objetos de naturezas diversas como espetáculos, instalações, filmes e edições várias. O seu universo resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas bem como da constante exploração sonora e da construção de instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros.
SAÍDA DE CAMPO
10:30
INSETOS
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
SAÍDA DE CAMPO
10:30
AVES
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
WORKSHOP
10:30
SONS NO PARQUE – BANDA SINFÓNICA PORTUGUESA
Local: Prado
Duração: 60 min
M|06
A Banda Sinfónica Portuguesa volta a participar na Festa do Outono com uma componente pedagógica dirigida aos mais novos. O desafio será fazer com que as crianças e jovens se sintam motivados a experimentar o universo dos instrumentos de percussão.
JOGOS
10:30 – 18h30
JOGOS TRADICIONAIS E MEDIEVAIS
Parceria: Museu do Brincar, Município de Vagos
Local: Prado
Vasto acervo de jogos tradicionais e medievais, que definem também a identidade do museu, sendo parte da história e das memórias do nosso país.
JOGO
10:30
JOGO DE TABULEIRO
Dinamização: Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura
Parceria: Município de Braga
Local: Prado
Lotação: 20 pessoas
Público-alvo: maiores de 6 anos
Jogo de tabuleiro à escala humana, que convida à participação numa emocionante viagem no tempo com destino a 2025, ano em que Braga será Capital Portuguesa da Cultura.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
10:30
DEMONSTRAÇÃO DE TECELAGEM DE TRAPO
Dinamização: José Monteiro
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Oportunidade única para assistir ao nascimento de uma tapeçaria de lã, trapo, algodão ou polipropileno através de técnicas ancestrais e em tear de madeira, cuja idade se perdeu no tempo. Serão utilizadas duas técnicas de manufaturação de tapeçaria artesanal, a lisa (batida) e com volume (pompom).
VISITA INTERPRETATIVA E PEDDYPAPER
10:30
EXPOSIÇÃO UMA CIDADE INSPIRADA NA NATUREZA
Dinamização: Ana Chaves
Parceria: Município do Porto
Local: Alameda do Prado
Duração: 45 min
Lotação: 15 pessoas
No Porto, uma revolução inspirada na natureza está em pleno curso, unindo inovação, conhecimento e criatividade para combater as mudanças climáticas de maneira sustentável. Esta atividade consiste numa visita interpretativa à exposição “Uma cidade inspirada na natureza”, uma oportunidade para descobrir como o Porto está a renaturalizar a cidade, com a exploração de um peddypaper.
OFICINA
10:30
MUSEU PORTÁTIL – CRIA O TEU PRÓPRIO MUSEU
Dinamização: Museu do Brincar
Parceria: Museu do Brincar, Município de Vagos
Local: Prado
Duração: 60 min
Lotação: 25 pessoas
O Museu Portátil, projeto do Museu do Brincar, leva algumas das suas coleções para fora de portas. Portátil e com um formato invulgar, dentro de uma mala, este museu pequenino viaja por todo o país entre escolas, bibliotecas, pediatrias e dá a conhecer as suas exposições, histórias e objetos.
TEATRO DE MARIONETAS
10:45
HISTÓRIAS DA TERRA
Teatro e Marionetas de Mandrágora
Local: Jardim Maria Nordman
Duração: 45 min
M|03
Este espetáculo bebe inspiração à fábula “Cravo, Rosa e Jasmim” de Teófilo Braga.
Uma carrinha teatro, que viaja de terra em terra, devolvendo a tradição oral, o estar em comunidade e o fruir de uma arte feita de tempo, de gente e repleta de poesia.
Ficha Artística
Encenação e interpretação: Filipa Mesquita
Consultadoria artística: Clara Ribeiro
Acompanhamento: enVide neFelibata
Cenografia: Cirilo Reis, Marta Fernandes da Silva, Vânia Kosta
Marionetas: Marta Fernandes da Silva
Apoio às marionetas: Rúben Gomes
FIGURINOS Beatriz Filomeno
Música cénica: César Cardoso
Direção técnica de luz e som: César Cardoso
Operação de som: Nuno Granja
Fotografia promocional: Filipa Rodrigues
Ilustração e design: Pedro Araújo, Rúben Gomes
Produção executiva: Hélder Duarte
Produção: Teatro e Marionetas de Mandrágora
Apoio: República Portuguesa – Cultura, DGARTES – Direção-Geral das Artes, Município de Espinho/Câmara Municipal de Espinho, Município de Gondomar
CONVERSA
11:00
CICLO DE CONVERSAS ALIMENTAR UMA CAUSA: 13 ANOS A PROTEGER A VIDA TERRESTRE COM O CIDADÃO
Oradora: Conceição Almeida
Parceria: Universidade Católica Portuguesa
Local: Sala Panorâmica
Duração: 90 min
Lotação: 25 pessoas
O projeto FUTURO é um esforço planeado e coordenado de várias organizações e cidadãos com o objetivo de criar e manter florestas urbanas nativas nesta região, que precisa de enriquecer a sua biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, proteger os seus solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Por isso resume-se numa palavra – FUTURO. Porque não existe futuro sem árvores. No âmbito do projeto são plantadas espécies arbóreas e arbustivas autóctones da flora portuguesa, que em conjunto com ações concertadas, promovem o restauro ecológico das áreas florestais da AMP. Ao mesmo tempo, procura-se informar e formar os cidadãos sobre a importância da floresta nativa e estimular a participação de todos os interessados em atividades de criação e melhoria das florestas metropolitanas.
RAÇAS AUTÓCTONES
11:00
ANIMAIS NA QUINTA
Orientação: Eliana Barbosa
Local: Estábulos
Duração: 90min
Lotação: 16 pessoas
Uma oportunidade para conhecer as raças autóctones ovinas e bovinas que coabitam a Quinta de Serralves e os cuidados diários e bem-estar destes animais.
CINEMA
11:00
Nine Earths | 2021
D-Fuse | UK | 27´
Parceria: Boil Climate Festival
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Duração: 27 min
Nine Earths é um documentário ambiental que explora a relação entre os acontecimentos quotidianos e a procura excessiva dos recursos da Terra por parte da humanidade. Misturando os tipos de documentário participativo e observacional, apresenta um mosaico da vida quotidiana, utilizando imagens filmadas por colaboradores de todo o mundo. A obra de arte revela padrões de consumo global através da lente da justiça climática e leva o público numa viagem audiovisual através de vários locais, destacando vozes e histórias individuais. Nine Earths analisa as relações entre os níveis de consumo dos países e dos indivíduos, as diferenças e semelhanças culturais e a forma como estamos todos inextricavelmente ligados
Nine Earths foi desenvolvido em colaboração com investigadores e cientistas de todo o mundo, incluindo o Professor Mark Maslin (University College London), a Professora Julie Doyle, (University of Brighton) e o Professor Kevin Walker (Coventry University). O projeto é uma colaboração entre a D-Fuse e parceiros de todo o mundo, incluindo Metal (Reino Unido), RMIT University (Vietname), Maya Chami (Líbano), Sembilan Matahari (Indonésia), Música Estranha e Multiplicidade (Brasil).
É apoiado pelo programa Creative Commissions do British Council, que é uma série de comissões criativas que exploram as alterações climáticas através da arte, da ciência e da tecnologia digital.
OFICINA
11:00 – 12:30
DESENHO PARA MASSAJAR A IMAGINAÇÃO
Dinamização: Catarina Gomes
Parceria: Município de Braga
Local: Prado
Lotação: 12 pessoas
Público-alvo: a partir dos 5 anos
Na oficina vamos experimentar de forma divertida explorar o desenho, através de desafios inspirados nos livros “Ideias Despenteadas” e “Atividades para massajar a imaginação”.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
11:00
DEMONSTRAÇÃO DE MARCENARIA TRADICIONAL
Dinamização: Élio Costa
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Esculpir e modelar a madeira requer uma perícia manual, ao alcance apenas daqueles que amam dar forma a pedaços de madeira. Com a madeira tudo é passível de ser construído e as novas tecnologias e ferramentas tornam este ofício mais simplificado. O jovem artesão, esculpindo a madeira com ferramentas mais tradicionais vai dar a conhecer como se faziam artigos de madeira usando apenas ferramentas rudimentares e muito antigas.
PROJETO
11:00 – 12:00 e 16:00 – 17:00
ECO PORTO – CENTRO PARA A CIRCULARIDADE DA CIDADE DO PORTO
Orientação: Mónica Pinto
Parceria: Município do Porto
Local: Jardim Maria Nordman
Lotação: 10 pessoas por cada demonstração
Sessões de demonstração de reutilização e reparação de eletrodomésticos e de computadores.
Reparação de computadores pelos Recycle Geeks: 29 SET, 11:00 – 12:00
Reparação de equipamento elétrico – candeeiro, pelo Crew – Lipor: 29 SET, 16:00 – 17:00
ANIMAÇÃO TEATRAL
11:15
HISTÓRIAS A PEDAIS
Associação Quinta Oficina
Parceria: Município de Viseu
Local: Alameda dos Castanheiros
Duração: 60 min (várias sessões de 5 min)
M|03
Estrutura cénica móvel (a pedais) que circula livremente para assistir e ouvir, de forma imersiva, a “História de uma Ave-rara”. Tudo começa na “Paragem” onde se inicia cada sessão/trajeto: 3-2-1… Vai Começar: 3 minutos, 2 pessoas, 1 história.
Ficha Artística
Interpretação: Daniel Matos
Conceção e Direção: Zé Pedro Ramos
Texto (A História de Uma Ave-Rara): Ana Santos e Zé Pedro Ramos
Música e Voz-off: Ricardo Augusto
Cenografia: Ana Paula Cunha
Serralharia: Paulo Pedro, Eva Ramos e Vitória Costa
Adereços: Corina Ollet
Produção: Rui Pêva
RAÇAS AUTÓCTONES
11:30
AULA DO BURRO DE MIRANDA
Parceria: Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino – AEPGA
Local: Passeio da Levada
Duração: 30 min
Lotação: 32 pessoas
A iniciativa pretende dar a conhecer a raça asinina de Miranda, Burro de Miranda, o seu ciclo de vida, cuidados, características e usos, assim como promover e divulgar os valores culturais e naturais do Planalto Mirandês.
A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) é uma organização não governamental de ambiente, criada em 2001, com sede em Atenor, Miranda do Douro (região de Trás-os-Montes). Os seus grandes objetivos são a conservação do Burro de Miranda, bem como do património agrícola, paisagístico e cultural associado a este animal.
SAÍDA DE CAMPO
11:30
INSETOS
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
SAÍDA DE CAMPO
11:30
AVES
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
VISITA GUIADA
11:30
EXPOSIÇÃO CORPO | uma topografia sonora, de Fernando Mota
Orientação: Joana Veiga
Local: Celeiro e Lagar
Duração: 50 mim
Lotação: 20 pessoas
“CORPO | uma topografia sonora”, de Fernando Mota é uma instalação que cruza e confunde matérias e sons do mundo animal, vegetal e mineral na criação de esculturas sonoras tocadas pelo público. Desenvolvida a partir de materiais naturais recolhidos no Parque de Serralves, a obra funciona como um todo dividido em três partes distintas, cada uma delas representando um espaço cénico no qual o protagonista é o visitante.
Fernando Mota, compositor, músico, performer e artista multidisciplinar. No seu percurso tem vindo a desenvolver uma linguagem multidisciplinar, juntando a música, o teatro, as artes visuais e a poesia na criação de objetos de naturezas diversas como espetáculos, instalações, filmes e edições várias. O seu universo resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas bem como da constante exploração sonora e da construção de instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros.
MÚSICA
11:30
SONS NO PARQUE – BANDA SINFÓNICA PORTUGUESA
Local: Prado
Duração: 60 min
M|06
A Banda Sinfónica Portuguesa volta a participar na Festa do Outono com uma componente pedagógica dirigida aos mais novos.
Quatro instrumentistas de percussão apresentam um concerto preenchido com música de compositores oriundos dos E.U.A.
Ficha artística:
Direção Artística: Francisco Ferreira
Direção Musical: Jorge Lima
VISITA INTERPRETATIVA E PEDDYPAPER
11:30
EXPOSIÇÃO UMA CIDADE INSPIRADA NA NATUREZA
Dinamização: Ana Chaves
Parceria: Município do Porto
Local: Alameda do Prado
Duração: 45 min
Lotação: 15 pessoas
No Porto, uma revolução inspirada na natureza está em pleno curso, unindo inovação, conhecimento e criatividade para combater as mudanças climáticas de maneira sustentável. Esta atividade consiste numa visita interpretativa à exposição “Uma cidade inspirada na natureza”, uma oportunidade para descobrir como o Porto está a renaturalizar a cidade, com a exploração de um peddypaper.
OFICINA
11:30
SER REDEIRO POR UM DIA – APRENDE A REMENDAR REDES DE PESCA
Dinamização: Alberto Silva
Parceria: Município de Vagos
Local: Prado
Duração: 45 min
Lotação: 25 pessoas
Oficina de remendar redes de pesca danificadas pelo uso intensivo na arte piscatória da Xávega em Vagos, cuja conceção assenta no concerto das redes com recurso a agulhas artesanais, fio de pesca, muitas histórias à mistura e a arte dos mestres.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
11:30
DEMONSTRAÇÃO DE TECELAGEM DE LÃ
Dinamização: José Teles
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Oportunidade única para assistir ao nascimento de uma tapeçaria de lã, trapo, algodão ou polipropileno através de técnicas ancestrais e em tear de madeira, cuja idade se perdeu no tempo. Serão utilizadas duas técnicas de manufaturação de tapeçaria artesanal, a lisa (batida) e com volume (pompom).
JOGO
11:45
JOGO DE TABULEIRO
Dinamização: Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura
Parceria: Município de Braga
Local: Prado
Lotação: 20 pessoas
Público-alvo: maiores de 6 anos
Jogo de tabuleiro à escala humana, que convida à participação numa emocionante viagem no tempo com destino a 2025, ano em que Braga será Capital Portuguesa da Cultura.
CINEMA
12:00
Nine Earths | 2021
D-Fuse | UK | 27´
Parceria: Boil Climate Festival
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Duração: 27 min
Nine Earths é um documentário ambiental que explora a relação entre os acontecimentos quotidianos e a procura excessiva dos recursos da Terra por parte da humanidade. Misturando os tipos de documentário participativo e observacional apresenta um mosaico da vida quotidiana, utilizando imagens filmadas por colaboradores de todo o mundo. A obra de arte revela padrões de consumo global através da lente da justiça climática e leva o público numa viagem audiovisual através de vários locais, destacando vozes e histórias individuais. Nine Earths analisa as relações entre os níveis de consumo dos países e dos indivíduos, as diferenças e semelhanças culturais e a forma como estamos todos inextricavelmente ligados
Nine Earths foi desenvolvido em colaboração com investigadores e cientistas de todo o mundo, incluindo o Professor Mark Maslin (University College London), a Professora Julie Doyle, (University of Brighton) e o Professor Kevin Walker (Coventry University). O projeto é uma colaboração entre a D-Fuse e parceiros de todo o mundo, incluindo Metal (Reino Unido), RMIT University (Vietname), Maya Chami (Líbano), Sembilan Matahari (Indonésia), Música Estranha e Multiplicidade (Brasil).
É apoiado pelo programa Creative Commissions do British Council, que é uma série de comissões criativas que exploram as alterações climáticas através da arte, da ciência e da tecnologia digital.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
12:00
DEMONSTRAÇÃO DE TESSELARIA
Dinamização: Marco Salzedas
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Os mosaicos são alguns dos vestígios que chegaram da época romana até aos dias de hoje. Pequenas pedras colocadas com mestria que davam origem a autênticos tapetes decorativos e com variados motivos. Esta oficina vai possibilitar ao público infantil participar e criar o seu próprio azulejo.
JOGO
12:00 – 19:00
+EFICIENTE +CONSCIENTE
Dinamização: Rita Alonso
Parceria: Município do Porto
Local: Jardim Maria Nordman
Este jogo didático e interativo simula um labirinto gigante e desafia os jogadores para temas relacionados com as alterações climáticas, combustíveis fósseis e energias renováveis, eficiência energética e uso responsável da energia. Pretende, de forma divertida, reforçar a importância do papel de cada um no combate às alterações climáticas.
TEATRO
12:15
QUATRO ESTAÇÕES
TEOREMA – Coletivo de Criação Artística
Parceria institucional com Serralves: Município de Torres Vedras
Local: Clareira da Presa
Duração: 45 min
M|03
Duas personagens viajam no tempo e no espaço… Em cada estação ou apeadeiro deparam-se com realidades diferentes em que os sentidos são colocados à prova. Uma viagem sensorial com muito humor e alegria.
Ficha Artística
Conceção artística e interpretação: Ana Almeida e Ana Ferreira
Produção: TEOREMA – Coletivo de Criação Artística
Associação TEIA de Cultura
Coprodução: Teatro Cine de Torres Vedras
Apoios: Câmara Municipal de Torres Vedras
RAÇAS AUTÓCTONES
12:30
AULA DO BURRO DE MIRANDA
Parceria: Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino – AEPGA
Local: Passeio da Levada
Duração: 30 min
Lotação: 32 pessoas
A iniciativa pretende dar a conhecer a raça asinina de Miranda, Burro de Miranda, o seu ciclo de vida, cuidados, características e usos, assim como promover e divulgar os valores culturais e naturais do Planalto Mirandês.
A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) é uma organização não governamental de ambiente, criada em 2001, com sede em Atenor, Miranda do Douro (região de Trás-os-Montes). Os seus grandes objetivos são a conservação do Burro de Miranda, bem como do património agrícola, paisagístico e cultural associado a este animal.
SAÍDA DE CAMPO
12:30
INSETOS
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
SAÍDA DE CAMPO
12:30
AVES
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
VISITA GUIADA
12:30
EXPOSIÇÃO CORPO | uma topografia sonora, de Fernando Mota
Orientação: Joana Veiga
Local: Celeiro e Lagar
Duração: 50 mim
Lotação: 20 pessoas
“CORPO | uma topografia sonora”, de Fernando Mota é uma instalação que cruza e confunde matérias e sons do mundo animal, vegetal e mineral na criação de esculturas sonoras tocadas pelo público. Desenvolvida a partir de materiais naturais recolhidos no Parque de Serralves, a obra funciona como um todo dividido em três partes distintas, cada uma delas representando um espaço cénico no qual o protagonista é o visitante.
Fernando Mota, compositor, músico, performer e artista multidisciplinar. No seu percurso tem vindo a desenvolver uma linguagem multidisciplinar, juntando a música, o teatro, as artes visuais e a poesia na criação de objetos de naturezas diversas como espetáculos, instalações, filmes e edições várias. O seu universo resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas bem como da constante exploração sonora e da construção de instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros.
CIRCO
12:30
BACK2CLASSICS
Planeta Trampolí
Local: Prado
Duração: 40 min
M|03
Um espetáculo de trampolim familiar combina o circo clássico com dança urbana, música e turntablism. Apresentando acrobacias dinâmicas e humor, oferece uma visão fresca e poética do trampolim, transformando-o com ritmo e criatividade.
Ficha Artística
Ideia Original e Interpretação: Angel de Miguel Garcia
Direção: Planeta Trampolí
Figurinos: Maria Teresa Garcia Mayor, La Cosette Mataró
Cenografia: Planeta Trampolí, Benet Jofre
Agradecimentos: Amaya Minguez Rosa Forteza, Alejandro Navarro, Guillermo Aranzana Jordi Mas
VISITA INTERPRETATIVA E PEDDYPAPER
12:30
EXPOSIÇÃO UMA CIDADE INSPIRADA NA NATUREZA
Dinamização: Ana Chaves
Parceria: Município do Porto
Local: Alameda do Prado
Duração: 45 min
Lotação: 15 pessoas
No Porto, uma revolução inspirada na natureza está em pleno curso, unindo inovação, conhecimento e criatividade para combater as mudanças climáticas de maneira sustentável. Esta atividade consiste numa visita interpretativa à exposição “Uma cidade inspirada na natureza”, uma oportunidade para descobrir como o Porto está a renaturalizar a cidade, com a exploração de um peddypaper.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
12:30
DEMONSTRAÇÃO DE CESTARIA FINA DE GONÇALO
Dinamização: Alberto Carvalhinho
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Desde tempos remotos que a população de Gonçalo, no concelho da Guarda, trabalha a verga e o vime, moldando estas matérias-primas nas mais belas formas de arte e que muito recentemente foram a principal fonte económica da vila, evidenciando a Cestaria Fina de Gonçalo por vias mais criativas e artísticas, desde belas peças de arte até ao mobiliário.
TEATRO DE MARIONETAS
13:00
CAMINHO DO BURRO
Historioscópio – Teatro de Marionetas
Parceria: Município do Porto
Local: Clareira da Presa
Duração: 45 min
M|06
É preciso albardar o burro para ele se meter a caminho. Se não, nunca mais chega ao destino para fazer o que tem de ser feito. Metemos-lhe a albarda no lombo e lá vamos de abalada a um destino que temos na cabeça. Não dizemos nada ao burro, claro.
Ficha Artística
Texto original: Ricardo Alves
Interpretação: Samantha Jesus
Encenação coletiva
Música ao vivo: Romain Valentino
Criação da banda sonora: Laura Felício, Romain Valentino e Telmo Sousa
Cenografia, adereços e marionetas: Nuno Santos e Samantha Jesus
Figurinos: Salete Santos
Produção e comunicação: Nuno Santos
Apoio: República Portuguesa – Cultura, Direção-Geral Artes
CINEMA
13:00
OCEANXPLORERS –2.º EPISÓDIO | 2024
James Cameron | UK | 45´
Curadoria da National Geographic em parceria com Boil Climate Festival
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Duração: 45 min
Dos criadores de Blue Planet II e de James Cameron, chega-nos a mais ambiciosa aventura oceânica alguma vez filmada. Em 2019, foi lançado o navio científico mais avançado que o mundo já viu. A bordo, uma equipa de pioneiros, cientistas e realizadores escolhidos a dedo, capazes de descobrir os maiores segredos do nosso oceano.
OFICINA
13:00 – 19:00
OURIÇOS NO OUTONO
Dinamização: Clarisse Rodrigues e Tiago Vieira
Parceria: Amigos Picudos – Associação para a Preservação e Protecção dos Ouriços
Local: Prado
Com a chegada do outono, os ouriços começam a preparar-se para os desafios da estação. A temperatura diminui, é mais difícil encontrar alimento e abrigos, ativando as suas reservas de gordura para sobreviver ao inverno durante a hibernação. Desta oficina resultará a construção de ouriços “folhudos”, recorrendo aos elementos naturais da estação.
PERFORMANCE
13:45
EUREZA
Hipótese Contínua, Associação Cultural
Local: Clareira da Presa
Duração: 30 min
M|03
Raízes na terra, cabeças no ar. Entram pela cabeça, raízes como neurónios, invadem o corpo e nele criam-se jardins. Nos corações acontecem fenómenos, pensamentos que se afetam, soprados pelo vento, mergulhando na corrente, e dissipando-se no ar.
Ficha Artística
Ideia original e direção artística: Cláudia Nóvoa
Interpretação e cocriação: Pedro Matias
Música original e interpretação: Gonçalo Naia
Figurinos e execução: Rita Olivença
Imagem gráfica: Joana da Matta
Registo fotográfico: Susana Chicó
Registo vídeo: Part_time_filmmakers
Produção: Hipótese contínua
Coprodução: Teatro Ribeiro Conceição e Teatro Cine de Gouveia
Apoios: Mosteiro de Landim
OFICINAS DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
14:00 – 19:00
SABER FAZER EM SERRALVES
CESTARIA
FELTRAGEM
Local: Prado
As atividades de experimentação pensadas pelo Saber Fazer permitem ao público o contacto com as técnicas de manufatura de pequena escala, de forma prática e descontraída, proporcionando momentos de aprendizagem e descoberta. Estas atividades são orientadas por artesãos e profissionais.
A CESTARIA
Experimentação das técnicas de cestaria em vime, da qual resultará um cesto em vime.
A FELTRAGEM
Experimentação da técnica de feltragem com água e sabão.
RAÇAS AUTÓCTONES
14:00
ANIMAIS NA QUINTA
Orientação: Eliana Barbosa
Local: Estábulos
Duração: 90min
Lotação: 16 pessoas
Uma oportunidade para conhecer as raças autóctones ovinas e bovinas que coabitam a Quinta de Serralves e os cuidados diários e bem-estar destes animais.
DANÇA
14:00
QUANDO A DANÇA FALA DA CIDADE
Parceria: Município de São João da Madeira
Local: Prado
Duração: 40 min
M|06
“Quando a dança fala da cidade” é um projeto de dança participativa, cujos intérpretes reinventam com o corpo a cidade onde vivem. Entre o passado e o presente, entre recuos e avanços, tecem uma paisagem em movimento que projeta desejos e realidade.
Ficha Artística
Conceção, direção e coreografia: Aldara Bizarro
Assistência ao projeto: Mariana Gestosa
Interpretação e cocriação: Intérpretes da Comunidade de São João da Madeira
Música: Nina Simone, Nick Cave & The Bad Seeds, The Movers
Apoio à cenografia: Cartonagem Trindade e Turismo Industrial de S. João da
Madeira
Produção: Play False – Associação Cultural
Financiamento à criação: Direção-Geral das Artes / República Portuguesa
Financiamento à itinerância: Município de São João da Madeira
CINEMA
14:00
Nine Earths | 2021
D-Fuse | UK | 27´
Parceria: Boil Climate Festival
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Duração: 27 min
Nine Earths é um documentário ambiental que explora a relação entre os acontecimentos quotidianos e a procura excessiva dos recursos da Terra por parte da humanidade. Misturando os tipos de documentário participativo e observacional, apresenta um mosaico da vida quotidiana, utilizando imagens filmadas por colaboradores de todo o mundo. A obra de arte revela padrões de consumo global através da lente da justiça climática e leva o público numa viagem audiovisual através de vários locais, destacando vozes e histórias individuais. Nine Earths analisa as relações entre os níveis de consumo dos países e dos indivíduos, as diferenças e semelhanças culturais e a forma como estamos todos inextricavelmente ligados
Nine Earths foi desenvolvido em colaboração com investigadores e cientistas de todo o mundo, incluindo o Professor Mark Maslin (University College London), a Professora Julie Doyle, (University of Brighton) e o Professor Kevin Walker (Coventry University). O projeto é uma colaboração entre a D-Fuse e parceiros de todo o mundo, incluindo Metal (Reino Unido), RMIT University (Vietname), Maya Chami (Líbano), Sembilan Matahari (Indonésia), Música Estranha e Multiplicidade (Brasil).
É apoiado pelo programa Creative Commissions do British Council, que é uma série de comissões criativas que exploram as alterações climáticas através da arte, da ciência e da tecnologia digital.
OFICINA
14:00 – 19:00
OUTONO CRIATIVO: ARTES E SEMENTES
DECALQUE DE OUTONO
Dinamização: Divisão de Desenvolvimento Educativo
Parceria: Município de Gondomar
Local: Prado
Oficinas de expressão plástica, inspiradas no outono, possibilitando o contacto com os diferentes produtos típicos do Município de Gondomar.
JOGO
14:00 – 19:00
BRINCAR
Parceria: Município de Gondomar
Dinamização: Divisão de Desenvolvimento Educativo
Local: Prado
Jogos a desenvolver com crianças e famílias, onde se pode dar a conhecer o Município de Gondomar
VISITA GUIADA
14:30
EXPOSIÇÃO CORPO | uma topografia sonora, de Fernando Mota
Orientação: Joana Veiga
Local: Celeiro e Lagar
Duração: 50 mim
Lotação: 20 pessoas
“CORPO | uma topografia sonora”, de Fernando Mota é uma instalação que cruza e confunde matérias e sons do mundo animal, vegetal e mineral na criação de esculturas sonoras tocadas pelo público. Desenvolvida a partir de materiais naturais recolhidos no Parque de Serralves, a obra funciona como um todo dividido em três partes distintas, cada uma delas representando um espaço cénico no qual o protagonista é o visitante.
Fernando Mota, compositor, músico, performer e artista multidisciplinar. No seu percurso tem vindo a desenvolver uma linguagem multidisciplinar, juntando a música, o teatro, as artes visuais e a poesia na criação de objetos de naturezas diversas como espetáculos, instalações, filmes e edições várias. O seu universo resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas bem como da constante exploração sonora e da construção de instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros.
SAÍDA DE CAMPO
14:30
ÁRVORES E ARBUSTOS
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
SAÍDA DE CAMPO
14:30
LÍQUENES
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
TEATRO DE MARIONETAS
14:30
HISTÓRIAS DA TERRA
Teatro e Marionetas de Mandrágora
Local: Jardim Maria Nordman
Duração: 45 min
M|03
Este espetáculo bebe inspiração à fábula “Cravo, Rosa e Jasmim” de Teófilo Braga.
Uma carrinha teatro, que viaja de terra em terra, devolvendo a tradição oral, o estar em comunidade e o fruir de uma arte feita de tempo, de gente e repleta de poesia.
Ficha Artística
Encenação e interpretação: Filipa Mesquita
Consultadoria artística: Clara Ribeiro
Acompanhamento: enVide neFelibata
Cenografia: Cirilo Reis, Marta Fernandes da Silva, Vânia Kosta
Marionetas: Marta Fernandes da Silva
Apoio às marionetas: Rúben Gomes
FIGURINOS Beatriz Filomeno
Música cénica: César Cardoso
Direção técnica de luz e som: César Cardoso
Operação de som: Nuno Granja
Fotografia promocional: Filipa Rodrigues
Ilustração e design: Pedro Araújo, Rúben Gomes
Produção executiva: Hélder Duarte
Produção: Teatro e Marionetas de Mandrágora
Apoio: República Portuguesa – Cultura, DGARTES – Direção-Geral das Artes, Município de Espinho/Câmara Municipal de Espinho, Município de Gondomar
VISITA INTERPRETATIVA E PEDDYPAPER
14:30
EXPOSIÇÃO UMA CIDADE INSPIRADA NA NATUREZA
Dinamização: Ana Chaves
Parceria: Município do Porto
Local: Alameda do Prado
Duração: 45 min
Lotação: 15 pessoas
No Porto, uma revolução inspirada na natureza está em pleno curso, unindo inovação, conhecimento e criatividade para combater as mudanças climáticas de maneira sustentável. Esta atividade consiste numa visita interpretativa à exposição “Uma cidade inspirada na natureza”, uma oportunidade para descobrir como o Porto está a renaturalizar a cidade, com a exploração de um peddypaper.
OFICINA
14:45
SER PESCADOR POR UM DIA – APRENDE A FAZER NÓS EM CORDA
Dinamização: Alberto Silva
Parceria: Município de Vagos
Local: Prado
Duração: 30 min
Lotação: 25 pessoas
A arte de fazer nós em cordas e fios de pesca da Xávega em Vagos, assenta na união de cordas e ou fios que permitem aos pescadores o manuseamento das redes ou a tração dos tratores possibilitando uma safra com mais abundância em cada pescaria.
TEATRO
15:00
QUATRO ESTAÇÕES
TEOREMA – Coletivo de Criação Artística
Parceria institucional com Serralves: Município de Torres Vedras
Local: Clareira da Presa
Duração: 45 min
M|03
Duas personagens viajam no tempo e no espaço… Em cada estação ou apeadeiro deparam-se com realidades diferentes em que os sentidos são colocados à prova. Uma viagem sensorial com muito humor e alegria.
Ficha Artística
Conceção artística e interpretação: Ana Almeida e Ana Ferreira
Produção: TEOREMA – Coletivo de Criação Artística
Associação TEIA de Cultura
Coprodução: Teatro Cine de Torres Vedras
Apoios: Câmara Municipal de Torres Vedras
CINEMA
15:00
Nine Earths | 2021
D-Fuse | UK | 27´
Parceria: Boil Climate Festival
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Duração: 27 min
Nine Earths é um documentário ambiental que explora a relação entre os acontecimentos quotidianos e a procura excessiva dos recursos da Terra por parte da humanidade. Misturando os tipos de documentário participativo e observacional, apresenta um mosaico da vida quotidiana, utilizando imagens filmadas por colaboradores de todo o mundo. A obra de arte revela padrões de consumo global através da lente da justiça climática e leva o público numa viagem audiovisual através de vários locais, destacando vozes e histórias individuais. Nine Earths analisa as relações entre os níveis de consumo dos países e dos indivíduos, as diferenças e semelhanças culturais e a forma como estamos todos inextricavelmente ligados
Nine Earths foi desenvolvido em colaboração com investigadores e cientistas de todo o mundo, incluindo o Professor Mark Maslin (University College London), a Professora Julie Doyle, (University of Brighton) e o Professor Kevin Walker (Coventry University). O projeto é uma colaboração entre a D-Fuse e parceiros de todo o mundo, incluindo Metal (Reino Unido), RMIT University (Vietname), Maya Chami (Líbano), Sembilan Matahari (Indonésia), Música Estranha e Multiplicidade (Brasil).
É apoiado pelo programa Creative Commissions do British Council, que é uma série de comissões criativas que exploram as alterações climáticas através da arte, da ciência e da tecnologia digital.
OFICINA
15:00
APRENDER A GUARDAR O OUTONO
Leitura & Construção de um Herbário
Dinamização: Norma Pott
Local: Sala Panorâmica
Duração: 45 min
Lotação: 20 pessoas
Leitura da história de “O Menino Guardador de Folhas”, com a presença da escritora Norma Pott, seguida da construção de um Herbário em família, como um especial registo da natureza inspirado nas personagens principais deste conto infantojuvenil – as folhas, as cores e as palavras.
OFICINA
15:00 – 15:30
O RETRATO!
Dinamização: Eva Evita
Parceria: Município de Braga
Local: Prado
Lotação: 12 pessoas
Público-alvo: 5 aos 9 anos
Vamos olhar à nossa volta e vermos quem somos? O que representamos para o outro?
Esta oficina refletirá sobre o nosso eu com o mundo e o outro e como nos relacionamos através da prática artística com a ilustração, bem como sobre a consciência interior de cada um, explorando texturas naturais e dos materiais. O objetivo será sermos exploradores do nosso eu, traçando uma geografia imaginária do nosso interior.
JOGO
15:00
JOGO DE TABULEIRO
Dinamização: Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura
Parceria: Município de Braga
Local: Prado
Lotação: 20 pessoas
Público-alvo: maiores de 6 anos
Jogo de tabuleiro à escala humana, que convida à participação numa emocionante viagem no tempo com destino a 2025, ano em que Braga será Capital Portuguesa da Cultura.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
15:00
DEMONSTRAÇÃO DE TECELAGEM DE TRAPO
Dinamização: José Monteiro
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Oportunidade única para assistir ao nascimento de uma tapeçaria de lã, trapo, algodão ou polipropileno através de técnicas ancestrais e em tear de madeira, cuja idade se perdeu no tempo. Serão utilizadas duas técnicas de manufaturação de tapeçaria artesanal, a lisa (batida) e com volume (pompom).
RAÇAS AUTÓCTONES
15:00
AULA DO BURRO DE MIRANDA
Parceria: Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino – AEPGA
Local: Passeio da Levada
Duração: 30 min
Lotação: 32 pessoas
A iniciativa pretende dar a conhecer a raça asinina de Miranda, Burro de Miranda, o seu ciclo de vida, cuidados, características e usos, assim como promover e divulgar os valores culturais e naturais do Planalto Mirandês.
A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) é uma organização não governamental de ambiente, criada em 2001, com sede em Atenor, Miranda do Douro (região de Trás-os-Montes). Os seus grandes objetivos são a conservação do Burro de Miranda, bem como do património agrícola, paisagístico e cultural associado a este animal.
VISITA GUIADA
15:30
EXPOSIÇÃO CORPO | uma topografia sonora, de Fernando Mota
Orientação: Joana Veiga
Local: Celeiro e Lagar
Duração: 50 mim
Lotação: 20 pessoas
“CORPO | uma topografia sonora”, de Fernando Mota é uma instalação que cruza e confunde matérias e sons do mundo animal, vegetal e mineral na criação de esculturas sonoras tocadas pelo público. Desenvolvida a partir de materiais naturais recolhidos no Parque de Serralves, a obra funciona como um todo dividido em três partes distintas, cada uma delas representando um espaço cénico no qual o protagonista é o visitante.
Fernando Mota, compositor, músico, performer e artista multidisciplinar. No seu percurso tem vindo a desenvolver uma linguagem multidisciplinar, juntando a música, o teatro, as artes visuais e a poesia na criação de objetos de naturezas diversas como espetáculos, instalações, filmes e edições várias. O seu universo resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas bem como da constante exploração sonora e da construção de instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros.
SAÍDA DE CAMPO
15:30
ÁRVORES E ARBUSTOS
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
SAÍDA DE CAMPO
15:30
LÍQUENES
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
VISITA INTERPRETATIVA E PEDDYPAPER
15:30
EXPOSIÇÃO UMA CIDADE INSPIRADA NA NATUREZA
Dinamização: Ana Chaves
Parceria: Município do Porto
Local: Alameda do Prado
Duração: 45 min
Lotação: 15 pessoas
No Porto, uma revolução inspirada na natureza está em pleno curso, unindo inovação, conhecimento e criatividade para combater as mudanças climáticas de maneira sustentável. Esta atividade consiste numa visita interpretativa à exposição “Uma cidade inspirada na natureza”, uma oportunidade para descobrir como o Porto está a renaturalizar a cidade, com a exploração de um peddypaper.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
15:30
DEMONSTRAÇÃO DE MARCENARIA TRADICIONAL
Dinamização: Élio Costa
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Esculpir e modelar a madeira requer uma perícia manual, ao alcance apenas daqueles que amam dar forma a pedaços de madeira. Com a madeira tudo é passível de ser construído e as novas tecnologias e ferramentas tornam este ofício mais simplificado. O jovem artesão, esculpindo a madeira com ferramentas mais tradicionais vai dar a conhecer como se faziam artigos de madeira usando apenas ferramentas rudimentares e muito antigas.
MÚSICA
15:45
COLLIGNON
Local: Prado
Duração: 60 min
M|06
COLLIGNON é um trio dinâmico composto por Yves Lennertz, Gino Bombrini e Jori Collignon. Conhecidos pelos seus espetáculos ao vivo explosivos, estrearam o seu single em 2023 com a Bongo Joe Records. Em 2024, fazem uma digressão por festivais, promovendo o seu novo álbum “Bicicleta”, inspirado pela cultura do ciclismo holandês.
Ficha artística
Sintetizadores e teclados: Jori Collignon
Bateria e percussão: Gino Bombrini
Guitarra: Yves Lennertz
RAÇAS AUTÓCTONES
16:00
ANIMAIS NA QUINTA
Orientação: Eliana Barbosa
Local: Estábulos
Duração: 90min
Lotação: 16 pessoas
Uma oportunidade para conhecer as raças autóctones ovinas e bovinas que coabitam a Quinta de Serralves e os cuidados diários e bem-estar destes animais.
RAÇAS AUTÓCTONES
16:00
AULA DO BURRO DE MIRANDA
Parceria: Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino – AEPGA
Local: Passeio da Levada
Duração: 30 min
Lotação: 32 pessoas
A iniciativa pretende dar a conhecer a raça asinina de Miranda, Burro de Miranda, o seu ciclo de vida, cuidados, características e usos, assim como promover e divulgar os valores culturais e naturais do Planalto Mirandês.
A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) é uma organização não governamental de ambiente, criada em 2001, com sede em Atenor, Miranda do Douro (região de Trás-os-Montes). Os seus grandes objetivos são a conservação do Burro de Miranda, bem como do património agrícola, paisagístico e cultural associado a este animal.
CINEMA
16:00
Nine Earths | 2021
D-Fuse | UK | 27´
Parceria: Boil Climate Festival
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Duração: 27 min
Nine Earths é um documentário ambiental que explora a relação entre os acontecimentos quotidianos e a procura excessiva dos recursos da Terra por parte da humanidade. Misturando os tipos de documentário participativo e observacional, apresenta um mosaico da vida quotidiana, utilizando imagens filmadas por colaboradores de todo o mundo. A obra de arte revela padrões de consumo global através da lente da justiça climática e leva o público numa viagem audiovisual através de vários locais, destacando vozes e histórias individuais. Nine Earths analisa as relações entre os níveis de consumo dos países e dos indivíduos, as diferenças e semelhanças culturais e a forma como estamos todos inextricavelmente ligados
Nine Earths foi desenvolvido em colaboração com investigadores e cientistas de todo o mundo, incluindo o Professor Mark Maslin (University College London), a Professora Julie Doyle, (University of Brighton) e o Professor Kevin Walker (Coventry University). O projeto é uma colaboração entre a D-Fuse e parceiros de todo o mundo, incluindo Metal (Reino Unido), RMIT University (Vietname), Maya Chami (Líbano), Sembilan Matahari (Indonésia), Música Estranha e Multiplicidade (Brasil).
É apoiado pelo programa Creative Commissions do British Council, que é uma série de comissões criativas que exploram as alterações climáticas através da arte, da ciência e da tecnologia digital.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
16:00
DEMONSTRAÇÃO DE TECELAGEM DE LÃ
Dinamização: José Teles
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Oportunidade única para assistir ao nascimento de uma tapeçaria de lã, trapo, algodão ou polipropileno através de técnicas ancestrais e em tear de madeira, cuja idade se perdeu no tempo. Serão utilizadas duas técnicas de manufaturação de tapeçaria artesanal, a lisa (batida) e com volume (pompom).
OFICINA
16:00 – 19:00
TAPETES AO LARGO
Dinamização: Alexandra Batista, João Decq, Inês Paulos e Matilde Andrade
Parceria: Município de Ponta Delgada
Local: Jardim Maria Nordman
Uma das maiores referências da cultura efémera regional açoriana são os tapetes de flores cujo expoente máximo pode ser visto durante as festas do Santo Cristo dos Milagres em Ponta Delgada. As geometrias e os padrões de cores garridas, compostos a partir de um molde prévio em madeira, permitem acomodar a forma da composição do desenho em padrão ao formato do espaço. Esta oficina tem como objetivo a construção de um tapete modelar com materiais naturais do Parque de Serralves.
Os moldes a utilizar na oficina foram desenvolvidos pelas alunas Inês Paulos e Matilde Andrade sob coordenação do artista residente para o Plano Nacional das Artes João Decq e a professora Alexandra Baptista e a execução dos mesmos garantida pela equipa de marceneiros da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
OFICINA
16:00
BONECAS MARAFONAS
Dinamização: Museu do Brincar
Parceria: Museu do Brincar, Município de Vagos
Local: Prado
Duração: 45 min
Lotação: 25 pessoas
Oficina de construção de Bonecas Marafonas, típicas da região de Monsanto, também conhecidas por bonecas de cruz, cuja estrutura assenta numa cruz feita com paus, não tendo boca, olhos e nariz.
TEATRO DE MARIONETAS
16:15
CAMINHO DO BURRO
Historioscópio – Teatro de Marionetas
Parceria: Município do Porto
Local: Clareira da Presa
Duração: 45 min
M|06
É preciso albardar o burro para ele se meter a caminho. Se não, nunca mais chega ao destino para fazer o que tem de ser feito. Metemos-lhe a albarda no lombo e lá vamos de abalada a um destino que temos na cabeça. Não dizemos nada ao burro, claro.
Ficha Artística
Texto original: Ricardo Alves
Interpretação: Samantha Jesus
Encenação coletiva
Música ao vivo: Romain Valentino
Criação da banda sonora: Laura Felício, Romain Valentino e Telmo Sousa
Cenografia, adereços e marionetas: Nuno Santos e Samantha Jesus
Figurinos: Salete Santos
Produção e comunicação: Nuno Santos
Apoio: República Portuguesa – Cultura, Direção-Geral Artes
JOGO
16:15
JOGO DE TABULEIRO
Dinamização: Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura
Parceria: Município de Braga
Local: Prado
Lotação: 20 pessoas
Público-alvo: maiores de 6 anos
Jogo de tabuleiro à escala humana, que convida à participação numa emocionante viagem no tempo com destino a 2025, ano em que Braga será Capital Portuguesa da Cultura.
VISITA GUIADA
16:30
EXPOSIÇÃO CORPO | uma topografia sonora, de Fernando Mota
Orientação: Joana Veiga
Local: Celeiro e Lagar
Duração: 50 mim
Lotação: 20 pessoas
“CORPO | uma topografia sonora”, de Fernando Mota é uma instalação que cruza e confunde matérias e sons do mundo animal, vegetal e mineral na criação de esculturas sonoras tocadas pelo público. Desenvolvida a partir de materiais naturais recolhidos no Parque de Serralves, a obra funciona como um todo dividido em três partes distintas, cada uma delas representando um espaço cénico no qual o protagonista é o visitante.
Fernando Mota, compositor, músico, performer e artista multidisciplinar. No seu percurso tem vindo a desenvolver uma linguagem multidisciplinar, juntando a música, o teatro, as artes visuais e a poesia na criação de objetos de naturezas diversas como espetáculos, instalações, filmes e edições várias. O seu universo resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas bem como da constante exploração sonora e da construção de instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros.
SAÍDA DE CAMPO
16:30
ÁRVORES E ARBUSTOS
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
SAÍDA DE CAMPO
16:30
LÍQUENES
Orientação: Floradata
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
VISITA INTERPRETATIVA E PEDDYPAPER
16:30
EXPOSIÇÃO UMA CIDADE INSPIRADA NA NATUREZA
Dinamização: Ana Chaves
Parceria: Município do Porto
Local: Alameda do Prado
Duração: 45 min
Lotação: 15 pessoas
No Porto, uma revolução inspirada na natureza está em pleno curso, unindo inovação, conhecimento e criatividade para combater as mudanças climáticas de maneira sustentável. Esta atividade consiste numa visita interpretativa à exposição “Uma cidade inspirada na natureza”, uma oportunidade para descobrir como o Porto está a renaturalizar a cidade, com a exploração de um peddypaper.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
16:30
DEMONSTRAÇÃO DE TESSELARIA
Dinamização: Marco Salzedas
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Os mosaicos são alguns dos vestígios que chegaram da época romana até aos dias de hoje. Pequenas pedras colocadas com mestria que davam origem a autênticos tapetes decorativos e com variados motivos. Esta oficina vai possibilitar ao público infantil participar e criar o seu próprio azulejo.
CIRCO
17:00
BACK2CLASSICS
Planeta Trampolí
Local: Prado
Duração: 40 min
M|03
Um espetáculo de trampolim familiar combina o circo clássico com dança urbana, música e turntablism. Apresentando acrobacias dinâmicas e humor, oferece uma visão fresca e poética do trampolim, transformando-o com ritmo e criatividade.
Ficha Artística
Ideia Original e Interpretação: Angel de Miguel Garcia
Direção: Planeta Trampolí
Figurinos: Maria Teresa Garcia Mayor, La Cosette Mataró
Cenografia: Planeta Trampolí, Benet Jofre
Agradecimentos: Amaya Minguez Rosa Forteza, Alejandro Navarro, Guillermo Aranzana Jordi Mas
RAÇAS AUTÓCTONES
17:00
AULA DO BURRO DE MIRANDA
Parceria: Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino – AEPGA
Local: Passeio da Levada
Duração: 30 min
Lotação: 32 pessoas
A iniciativa pretende dar a conhecer a raça asinina de Miranda, Burro de Miranda, o seu ciclo de vida, cuidados, características e usos, assim como promover e divulgar os valores culturais e naturais do Planalto Mirandês.
A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) é uma organização não governamental de ambiente, criada em 2001, com sede em Atenor, Miranda do Douro (região de Trás-os-Montes). Os seus grandes objetivos são a conservação do Burro de Miranda, bem como do património agrícola, paisagístico e cultural associado a este animal.
SAÍDA DE CAMPO
17:00
ANFÍBIOS
Orientação: CIIMAR
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
CINEMA
17:00
LEKTIONEN IN FINSTERNIS | 1992
Werner Herzog | GER, FRA, ESP, UK | 54’
WALKER | 2012
Tsai Ming-liang | TPE, HKN | 26’
Parceria: Boil Climate Festival
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Duração: 80 min
LEKTIONEN IN FINSTERNIS | 1992
Pouco depois da Primeira Guerra do Golfo, deflagraram extensos incêndios petrolíferos no Kuwait. Uma semana antes deste mar de fogo ter sido extinto, Werner Herzog filmou essa paisagem apocalíptica de céus escuros, terra queimada e chamas incontroláveis. Herzog descreveu ironicamente este Kuwait em chamas como “uma nova paisagem, um parque nacional para o futuro”. Considerando que o seu filme não tem nenhuma imagem onde é possível reconhecer o nosso planeta, Herzog definiu-o como um filme de “ficção científica poética”.
WALKER | 2012
Um monge budista descalço e de vestes vermelhas caminha, de forma extremamente lenta, trazendo um saco de chá com leite e um bolo de ananás, pelas ruas agitadas de Hong Kong, atravessando vários locais da cidade durante um dia. A primeira de uma série, ainda em curso, de dez obras de Tsai Ming-liang, Walker começou como uma encomenda do Festival de cinema de Hong Kong, tendo-se desenvolvido também como uma meditação sobre a velocidade e o tempo, contrastando a lentidão do monge com toda a atividade que o rodeia. Tsai Ming-liang, comparando-se ao próprio monge caminhante, afirmou “Sinto-me tantas vezes fora do tempo!” e oferece um ponto de entrada para este seu projeto: “Ao verem a minha velocidade, quero que pensem na vossa velocidade.”
OFICINA
17:00
APRENDER A GUARDAR O OUTONO
Leitura & Construção de um Herbário
Dinamização: Norma Pott
Local: Sala Panorâmica
Duração: 45 min
Lotação: 20 pessoas
Leitura da história de “O Menino Guardador de Folhas”, com a presença da escritora Norma Pott, seguida da construção de um Herbário em família, como um especial registo da natureza inspirado nas personagens principais deste conto infantojuvenil – as folhas, as cores e as palavras.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
17:00
DEMONSTRAÇÃO DE CESTARIA FINA DE GONÇALO
Dinamização: Alberto Carvalhinho
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Desde tempos remotos que a população de Gonçalo, no concelho da Guarda, trabalha a verga e o vime, moldando estas matérias-primas nas mais belas formas de arte e que muito recentemente foram a principal fonte económica da vila, evidenciando a Cestaria Fina de Gonçalo por vias mais criativas e artísticas, desde belas peças de arte até ao mobiliário.
ANIMAÇÃO TEATRAL
17:00
HISTÓRIAS A PEDAIS
Associação Quinta Oficina
Parceria: Município de Viseu
Local: Alameda dos Castanheiros
Duração: 60 min (várias sessões de 5 min)
M|03
Estrutura cénica móvel (a pedais) que circula livremente para assistir e ouvir, de forma imersiva, a “História de uma Ave-rara”. Tudo começa na “Paragem” onde se inicia cada sessão/trajeto: 3-2-1… Vai Começar: 3 minutos, 2 pessoas, 1 história.
Ficha Artística
Interpretação: Daniel Matos
Conceção e Direção: Zé Pedro Ramos
Texto (A História de Uma Ave-Rara): Ana Santos e Zé Pedro Ramos
Música e Voz-off: Ricardo Augusto
Cenografia: Ana Paula Cunha
Serralharia: Paulo Pedro, Eva Ramos e Vitória Costa
Adereços: Corina Ollet
Produção: Rui Pêva
VISITA GUIADA
17:30
EXPOSIÇÃO CORPO | uma topografia sonora, de Fernando Mota
Orientação: Joana Veiga
Local: Celeiro e Lagar
Duração: 50 mim
Lotação: 20 pessoas
“CORPO | uma topografia sonora”, de Fernando Mota é uma instalação que cruza e confunde matérias e sons do mundo animal, vegetal e mineral na criação de esculturas sonoras tocadas pelo público. Desenvolvida a partir de materiais naturais recolhidos no Parque de Serralves, a obra funciona como um todo dividido em três partes distintas, cada uma delas representando um espaço cénico no qual o protagonista é o visitante.
Fernando Mota, compositor, músico, performer e artista multidisciplinar. No seu percurso tem vindo a desenvolver uma linguagem multidisciplinar, juntando a música, o teatro, as artes visuais e a poesia na criação de objetos de naturezas diversas como espetáculos, instalações, filmes e edições várias. O seu universo resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas bem como da constante exploração sonora e da construção de instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
17:30
DEMONSTRAÇÃO DE TECELAGEM DE TRAPO
Dinamização: José Monteiro
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Oportunidade única para assistir ao nascimento de uma tapeçaria de lã, trapo, algodão ou polipropileno através de técnicas ancestrais e em tear de madeira, cuja idade se perdeu no tempo. Serão utilizadas duas técnicas de manufaturação de tapeçaria artesanal, a lisa (batida) e com volume (pompom).
VISITA INTERPRETATIVA E PEDDYPAPER
17:30
EXPOSIÇÃO UMA CIDADE INSPIRADA NA NATUREZA
Dinamização: Ana Chaves
Parceria: Município do Porto
Local: Alameda do Prado
Duração: 45 min
Lotação: 15 pessoas
No Porto, uma revolução inspirada na natureza está em pleno curso, unindo inovação, conhecimento e criatividade para combater as mudanças climáticas de maneira sustentável. Esta atividade consiste numa visita interpretativa à exposição “Uma cidade inspirada na natureza”, uma oportunidade para descobrir como o Porto está a renaturalizar a cidade, com a exploração de um peddypaper.
SAÍDA DE CAMPO
18:00
ANFÍBIOS
Orientação: CIIMAR
Local: Tenda de Acolhimento Bartolomeu Velho
Duração: 60min
Lotação: 25 pessoas
Saídas de Campo para todas as idades, sujeitas a levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade no local.
MÚSICA
18:00
BRANCO TOCA MARCO PAULO
Local: Prado
Duração: 60 min
M|06
“Branco toca Marco Paulo” é um projeto de Pedro Branco que reinterpreta temas de Marco Paulo em trio de jazz com João Sousa e Carlos Barretto. A fusão entre jazz e pop portuguesa resulta numa improvisação contemporânea, mantendo humor e imprevisibilidade.
Ficha artística
Guitarra: Pedro Branco
Contrabaixo: Carlos Barretto
Bateria: João Sousa
Técnico de som: Mário Pereira
Road manager: Márcia Lessa
Agenciamento: Clave na Mão
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
18:00
DEMONSTRAÇÃO DE MARCENARIA TRADICIONAL
Dinamização: Élio Costa
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Esculpir e modelar a madeira requer uma perícia manual, ao alcance apenas daqueles que amam dar forma a pedaços de madeira. Com a madeira tudo é passível de ser construído e as novas tecnologias e ferramentas tornam este ofício mais simplificado. O jovem artesão, esculpindo a madeira com ferramentas mais tradicionais vai dar a conhecer como se faziam artigos de madeira usando apenas ferramentas rudimentares e muito antigas.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
18:30
DEMONSTRAÇÃO DE TECELAGEM DE LÃ
Dinamização: José Teles
Parceria: Município da Guarda
Local: Prado
Oportunidade única para assistir ao nascimento de uma tapeçaria de lã, trapo, algodão ou polipropileno através de técnicas ancestrais e em tear de madeira, cuja idade se perdeu no tempo. Serão utilizadas duas técnicas de manufaturação de tapeçaria artesanal, a lisa (batida) e com volume (pompom).