Pintar sem tintas? Parece estranho, mas é possível! Descubra como na galeria de arte do Alameda Shop&Spot
- Distrito do Porto
- | Concelho: Porto
Tome nota
Pintar sem tintas? Parece estranho, mas é possível! Descubra como na galeria de arte do Alameda Shop&Spot
Próxima data e horário:
Quinta-feira, 6 de Março de 2025 até Segunda-feira, 31 de Março de 2025
Local:
Alameda Shop & Spot, Rua dos Campeões Europeus, Porto, Portugal
Evento Gratuito
Siga-nos nas Redes Sociais
Porto,
aonde vamos ?
Veja mais eventos a decorrer em Porto e região
“Pinturas sem tinta” é a exposição que dará a conhecer aos visitantes do Alameda Shop&Spot uma arte pouco convencional: pintar com botões. As obras de Daniel Lamas, artista portuense, estarão em exposição durante o mês de março no Art Spot, a galeria de arte do centro comercial gerido e comercializado pela CBRE.
Fascinado pelas artes plásticas, Daniel Lamas procura nos materiais improváveis novas técnicas de se expressar, utilizando botões como base para criar as suas obras. Expõe regularmente em Portugal desde 2021, tendo já exposto em Feiras Internacionais de Arte, nomeadamente Barcelona (2023) e Amesterdão (2024).
“Pinturas sem tinta” nasce da conjunção de botões que ganham tridimensionalidade, com as suas formas, cores e textura. Embora os botões aparentem ter um único propósito funcional, através desta exposição o artista prova o contrário, revelando que, em conjunto, os botões agigantam-se, passam a ter tridimensionalidade e subvertem a sua função inicial, confundindo os sentidos e obrigando o cérebro a criar outros mecanismos de perceção.
“No mês de março, optámos por trazer ao Art Spot uma exposição diferente, que oferece aos visitantes do Alameda Shop&Spot uma experiência visual inovadora, original e inesquecível. Completamente alinhada com o compromisso ESG do nosso centro comercial, esta exposição pretende valorizar o trabalho do Daniel, dando-lhe palco para apresentar o melhor da sua arte”, refere Pedro Assunção, Diretor do Alameda Shop&Spot.
Nesta exposição, o artista associa-se à Cooperativa Árvore, dedicada à produção e divulgação de atividades artísticas, em particular ao projeto “Habito o Mundo”, do qual é entidade promotora. Este projeto envolve a comunidade de refugiados e foi pensado com o intuito de os aproximar, através da arte, da realidade do país que os acolheu. Como forma de apoiar os refugiados que participaram neste projeto, 30% do valor das vendas de Daniel Lamas será doado a favor destas pessoas. “Habito o Mundo” é um projeto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “la Caixa”, através da iniciativa PARTIS & Art for Change. Dinamizado pelos artistas Godmess e Hazul, tem como coordenação/direção artística Marta Terra e parceiro social Inês Granja.
A inauguração da exposição está agendada para o próximo dia 06 de março, pelas 18h30, no Piso 2 do Alameda Shop&Spot e poderá ser visitada até ao final do mês.