Festas de São Bento e Arraial dos Carvalhais.

Tome nota

 

O evento “Festas de São Bento e Arraial dos Carvalhais.” já ocorreu.

 

Expirado

Venha celebrar as Festas de São Bento 2024 em Santo Tirso, com uma programação diversificada que promete animar todos os dias da festa!

As Festas de São Bento, em Santo Tirso, regressam de 9 a 14 de julho, com um programa de concertos que apresenta como cabeças de cartaz Diogo Piçarra, Matias Damásio, Piruka, Sons do Minho e, ainda, o quarteto de fado Amara Quartet. Entre as novidades previstas, destaque para o reforço da animação protagonizada pelos artistas tirsenses e a criação de mais um palco, na Praça Conde de São Bento, onde voltará a ser instalada uma área de alimentação.

O programa de animação arranca no dia 9 de julho, com a inauguração, às 19h30, do Arraial dos Carvalhais, onde irão atuar, ao longo dos cinco dias de festas, os artistas tirsenses, no palco montado junto às tasquinhas das associações e coletividades do concelho.

Este primeiro dia ficará, também, marcado, na Praça Conde de São Bento, pela abertura do espaço “Há Comida na Praça”, que voltará a ter ofertas gastronómicas alternativas e irá contar, pela primeira vez, com um palco destinado à atuação de escolas de dança e artistas locais. E, ainda, pela habitual Arruada de Bombos do Concelho, que seguirá em desfile pela cidade.

O primeiro de quatro grandes concertos na Praça 25 de Abril acontece no dia 10 de julho, a partir das 22h00, com a atuação de Diogo Piçarra, um dos maiores nomes da música portuguesa da atualidade.

Após o espetáculo, à meia-noite em ponto, o tradicional fogo de artifício sobre o rio Ave promete colorir o céu de Santo Tirso, seguindo-se o arranque de mais uma edição do Há Baile no Largo, onde vários djs prometem animação diária até às 3h30.

Entre os djs convidados para as noites de 10 a 13 de julho, destaque para DJ Pette, Pedro Lima, Pedro Pagodes, Echo Sound e, ainda, Quim das Remisturas. Irão, também, atuar Marqz, Dreey e Fábio Vasquez, além do dj residente, Vítor Oliveira.

O dia 11 de julho, feriado municipal, inicia-se bem cedo, pelas 5h00, com a Peregrinação a São Bento e, a partir das 7h00, com a realização das Missas em Honra de S. Bento, na Escola Profissional Agrícola.

À noite, a animação será garantida, no palco da Praça 25 de Abril, pela música popular do grupo Sons do Minho, seguindo-se mais um Há Baile no Largo.

O rapper Piruka, nome incontornável do hip-hop nacional e um dos artistas portugueses mais seguidos no YouTube, sobe ao palco no dia 12.

No sábado, 13 de julho, além da tradicional celebração da Missa na Igreja Matriz, às 16h00, volta a acontecer, pelo segundo ano consecutivo, a partir das 17h00, a Procissão de São Bento, que será acompanhada pela Fanfarra do Agrupamento de Sequeirô e pela Banda de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense.

À noite a música angolana vai concentrar as atenções na Praça 25 de Abril, com a atuação de Matias Damásio, popular cantor natural de Benguela distinguido com vários prémios no seu país natal, além do African Entertainment Awards USA.

Após o concerto, as festas prosseguem com o fogo de artifício, pela meia-noite, no Largo Abade Pedrosa e, 30 minutos depois, com a última noite de Há Baile no Largo.

No último dia das Festas, a partir das 22h00, o encerramento terá lugar, como já vem sendo hábito, na Quinta de Fora, com a atuação de Amara Quartet, um quarteto que se assume como expressão feminina da tradição do fado, destacando-se pela sua elegância, força e beleza.

O programa deste ano das Festas de São Bento inclui, ainda, a realização, de 9 a 14 de julho, da Exposição de Colecionismo “S. Bento”, organizada pela Associação de Colecionismo Tirsense, que estará patente nas suas instalações.

De 9 a 14 de julho, as diversões infantis e o comércio de rua ficarão instaladas no Parque D. Maria II, com vistas para o Mosteiro de São Bento, junto ao qual os visitantes poderão usufruir, nos Jardins Ribeiro Miranda, de um espaço de restauração.

No dia 13, a Praça Camilo Castelo Branco recebe mais uma edição do Bazar de Artes e Ofícios.

Programa 2024:

10 de julho (quarta-feira):

Diogo Piçarra

11 de julho (quinta-feira):

Sons do Minho

12 de julho (sexta-feira):

Piruka

13 de julho (sábado):

Matias Damásio

14 de julho (domingo):

Amara Quartet

 

Participe e desfrute de muita música e animação nas Festas de São Bento 2024 em Santo Tirso!

Imagens Festas de São Bento e Arraial dos Carvalhais.

Clique na imagem para ampliar

Festas de São Bento e Arraial dos Carvalhais., próximas datas

O evento “Festas de São Bento e Arraial dos Carvalhais.” já ocorreu.

As datas e horários apresentados podem sofrer alterações sem aviso prévio

Festas de São Bento e Arraial dos Carvalhais., localização