Festival Internacional de Jazz de Oeiras
- Distrito de Lisboa
- | Concelho: Oeiras
7 de Fevereiro de 2025
saber mais >
Tome nota
Sexta-feira, 20 de Junho de 2025 até Sábado, 21 de Junho de 2025
Torre de Moncorvo, Portugal
Evento Gratuito
solstício de verão marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano no Hemisfério Norte e é tecnicamente o início oficial do verão. É também uma das noites mais célebres e espirituais do mundo, associada tanto ao São João Batista cristão quanto a rituais pagãos mais antigos. Em Torre de Moncorvo celebramos através de um caldeirão artístico, cultural e ambiental no centro da vila que une as gerações, as comunidades e a natureza. Durante três dias decorrem atividades, oficinas, ateliers, sessões de astronomia, concertos, performances e recriações de celebrações do Solstício de Verão dirigidas a todas as idades e repletas de atividades em família. Em comunhão com o Ambiente, o festival proporciona ao público a oportunidade para expandir a criatividade crescer com fantasia, arte, ciência, magia, saindo da caixa proverbial. O investimento contínuo na oferta de novidades e na qualidade das parcerias conquistou o público, intensificando o Festival do Solstício em cada edição, tendo sido distinguido em 2018 com uma Menção Honrosa no Prémio Douro Criativo. São três dias de festa como só os moncorvenses podem oferecer.
História
O Festival do Solstício surgiu em 2015, no âmbito do mês do ambiente e da ciência promovido durante o mês de junho pelo Município de Torre de Moncorvo. A primeira edição teve lugar no mítico miradouro de Santa Leocádia e contou com oficinas da ciência, observação astronómica, animação infantil, visitas orientadas, workshops e concertos.
Em 2016, sob o tema Jardins, a sua realização é alargada a três dias e passa a realizar-se no Jardim Dr. Horácio de Sousa e Jardim do Museu do Ferro e da Região de Moncorvo.
Na edição de 2017 o evento consolida-se e uma das novidades foi a promoção do desfile do fantástico e a criação do mercado com tendas e vendas.
Em 2018, sob o tema os quatro elementos, o festival ganha atratividade com o comboio do fantástico e com a promoção da night fun. Destaque nesta edição para a decoração das artérias do centro histórico da vila com chapéus-de-chuva.
A edição de 2019, com o tema o mundo, celebrou-se o Mundo enquanto meio ambiente através de mundos imaginários: o Mundo Fantástico (onde a magia e os sonhos vivem), o Aquamundo (onde a água é celebrada) e o Submundo (mais taciturno, sombrio, onde se evidencia a degradação do ambiente). Claro que o tema foi propício a trazer algumas tradições de partes do mundo, nomeadamente através da dança e dos concertos.