Manda a tradição que se faça uma grande fogueira com o canhoto ou tronco. O canhoto e toda a lenha que se queima nesta fogueira deverá ser roubada, pois se não for roubada, não arde.
Nesta fogueira vai ser cozinhada uma cabra em grandes potes, enquanto isso vão-se comendo castanhas assadas, figos secos e nozes.
Nessa noite a aldeia é virada ao contrário, pois a rapaziada vai roubar os vasos das flores e espalha-los pelas ruas, viram ao contrário os carros de bois e carroças de animais. Nessa noite também um carro de bois percorre a aldeia puxado pelos rapazes, com as atarraxas bem apertadas para cantar bem alto e não deixar dormir ninguém.
FESTA DA CABRA E DO CANHOTO de Cidões vai-se realizar na Aldeia de Cidões – Vinhais – Bragança – Portugal, no dia 2 de novembro!
Essa noite começa com a cerimónia ritual de Ascensão da Lua e do Pôr-do-Sol. Depois, acende-se pelas Deusas Celtas a gigantesca fogueira onde é queimado o CANHOTO ou demónio (tronco de árvore de 10 toneladas que simboliza o demónio). Queima-se também um enorme Bode construído pelas crianças e jovens da Escola Secundária de Vinhais.
Queimamos o Bode e comemos-lhe a Mulher que é a cabra Matchorra ou infértil! Este ano temos 13 cabras para serem cozinhadas nos potes à volta da Fogueira. À boa maneira Celta temos bailarinas Celtas que irão apresentar danças Celtas, cuspidores de fogo, Grupos de Gaiteiros e bombos e no fim, de forma apoteótica chega o CARETO, em cima do carro de bois a cantar. a ALDEIA VAI ESTAR TODA ILUMINADA, BEM COMO A PONTE E O PERCURSO ATÉ CIDÕES.
Queremos entrar na estação escura e despedirmo-nos da estação clara.
O evento “Festa da Cabra e do Canhoto” já ocorreu.
As datas e horários apresentados podem sofrer alterações sem aviso prévio
Não há resultados que correspondem à sua pesquisa.
ReiniciarVeja a agenda completa das Festas e Festivais