Sebastianas Freamunde

Tome nota

 

O evento “Sebastianas Freamunde” já ocorreu.

 

Expirado

Sebastianas são as festas da cidade de Freamunde, em Portugal, celebradas em honra de São Sebastião. É uma Festa anual que decorre sempre no segundo fim-de-semana de Julho.

Com mais de 120 anos de história, a festa foi crescendo de importância e dimensão. Inicialmente festas em honra de São Sebastião só na parte religiosa, com o decorrer dos anos foram evoluindo para as Sebastianas actuais. São agora misto de festa sagrada e profana, com uma parte cultural e de animação muito mais marcada, sem nunca perder a raiz popular. Ao longo dos últimos anos, tem vindo a obter uma maior participação de público, sendo uma atracção turística com mais de 120 mil visitantes.

A origem da festividade é longínqua, com manuscritos que remontam a 1895.

Acredita-se que esteja associada a uma velha capela que teria existido em honra de São Sebastião (a qual deve datar pelos meados do século XVI ou mais provavelmente, do século XV) e que teria sido derrubada para se erguer a Capela de São Francisco. Da sua existência e respondendo a um inquérito solicitado dá conta o Padre Lucas Gomes Ferreira, em 1758.

Por outro lado, a crise do Séc. XIV e XV que abalou a Europa chegou a Portugal e teria dizimado uma grande parte da população. Que remédio senão recorrer aos santinhos, nomeadamente a São Sebastião, advogado da “fome, peste e guerra”?

O tempo passa, e o santo continua a proteger a terra, e a festa fica maior e muda-se para o segundo domingo de Julho altura de dias mais longos e noites amenas e faz-se então uma festa de dia e de noite e assim continua por muitos anos. Nos anos quarenta do século passado e em plena Segunda Guerra Mundial, o bispo do Porto não autoriza que a Igreja faça festas nocturnas, dizia ele «a festa é cristã e não profana a noite leva o homem ao pecado», a festa foi interrompida em 1944. Passam uns breves anos e em 1954, um conjunto de freamundenses restauram a festa, desta vez com mais dias de festas e com a inovação da Marcha luminosa.

Programa Sebastianas Freamunde 2024

Sexta, 5 de Julho

Cais Sodré Funk Connection

Quarta, 10 de Julho

Banda de Freamunde e Paulo de Carvalho

Quinta, 11 de Julho

Expensive Soul

Sexta, 12 de Julho – Noite de Bombos

Mundo Secreto

Putzgrilla

Nel Monteiro

Sábado, 13 de Julho

Tiago Bettencourt

Fogo Piromusical

Dillaz

Rui Vargas

Luísa

Bar Dançante: Marante + João e Miguel

Domingo, 14 de Julho

Majestosa Procissão

Bandas Filarmónicas

Ana Moura

Moullinex

Hermínio

Bussaco

José Pinhal Post-Mortem Experience

Segunda, 15 de Julho

Fogo de Artifício

Marcha Alegórica

Nuno Lopes

Gin Party Soundsystem

Fernando Correia Marques

Terça, 16 de Julho

Santamaria

Imagens Sebastianas Freamunde

Clique na imagem para ampliar

Sebastianas Freamunde, próximas datas

O evento “Sebastianas Freamunde” já ocorreu.

As datas e horários apresentados podem sofrer alterações sem aviso prévio

Sebastianas Freamunde, localização