Ciclo de Cinema ICBAS One Health

Tome nota

Ciclo de Cinema ICBAS One Health

Este evento já ocorreu.

Início da sessão: 18h30

Local: Casa Comum 

Local:

Universidade do Porto, Praça de Gomes Teixeira, Porto, Portugal

Evento Gratuito

Siga-nos nas Redes Sociais

Porto,
aonde vamos ?

Veja mais eventos a decorrer em Porto e região

São três sessões dedicadas aos temas da água, alimentação e poluição e doenças crónicas e, durante o mês de outubro, vão levar as comemorações dos 50 anos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto à Casa Comum – à Reitoria – da U.Porto, no âmbito do ciclo de cinema ICBAS One Health.

No dia 27 de outubro, o ICBAS desafia a audiência a refletir sobre doenças crónicas e a sua relação com o meio ambiente, através da exibição dos filmes CANCER ALLEY, de Pamela Falkenberg e Jack Cochran (2023, EUA), e WASTE WHISPERS, de Achmad Rezi Fahlevie (2023, Indonésia), com comentário do médico e diretor do serviço de oncologia da ULS de Santo António, e também docente no ICBAS, António Araújo.

 

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI) e o Gabinete One Health do ICBAS, a Casa Comum e o CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

As sessões decorrem sempre à segunda-feira, às 18h30, na Casa Comum. A entrada é livre.

 

Mais informações:

CANCER ALLEY, de Pamela Falkenberg e Jack Cochran
Documentário, Experimenta; Estados Unidos da América; 2023; 8’58”
Comentário de António Araújo

Sinopse

A nossa mais recente colaboração com a prestigiada poeta Lucy English combina imagens filmadas no local, em Cancer Alley, com imagens da natureza, especialmente bosques de ciprestes, que são tão frágeis e ameaçados como as comunidades de Cancer Alley. As imagens são acompanhadas por um poema que descreve como é viver em cidades pequenas junto ao rio Mississippi, entre East Baton Rouge e Nova Orleães, que são agora dominadas por mais de 200 instalações químicas e refinarias de petróleo, por vezes localizadas literalmente junto aos quintais dos residentes. Os ciprestes conseguem viver mais de 1000 anos, se não forem cortados para se obter cobertura vegetal ou se o seu habitat não for destruído. O período de vida dos seres humanos é muito mais curto, mas poderemos não sobreviver enquanto espécie a não ser que paremos de viver a pensar exclusivamente no dia de hoje e aprendamos a pensar na escala de tempo das árvores.

 

WASTE WHISPERS, de Achmad Rezi Fahlevie
Documentário; Indonésia; 2023; 17’4
Comentário de António Araújo

Sinopse

“Waste Whispers” conta a história de um enorme desastre de lixo em Yogyakarta. Quando o aterro sanitário de Piyungan fechou por dois meses devido ao excesso de lixo, a cidade enfrentou uma situação confusa. Como os serviços de recolha de lixo foram interrompidos, o lixo começou a acumular-se por todo o lado. As pessoas não souberam o que fazer, por isso começaram a despejar lixo nas ruas, rios, florestas e até no oceano. No meio desta crise, a poluição atmosférica disparou para níveis elevados devido à prática de queima do lixo.

 

Tem um evento? Divulgue aqui!

Dê mais visibilidade ao seu evento no Aonde Vamos. Festas, feiras, mercados, concertos, teatro – publique gratuitamente e alcance milhares de pessoas!

Mercados de Natal: Magia Para Toda a Família!

É já este fim de semana

Agenda infantil

Festas e Festivais

Feiras e Mercados

Espetáculos

Festivais Gastronómicos

Feira de Antiguidades e Velharias

Feiras de Artesanato